BOEING 747-400, VARIG PP-VPI, escala 1:100 (Hobby Craft)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

BOEING 747-400, VARIG PP-VPI, escala 1:100 (Hobby Craft)

Mensagem  cbighetti em Sex 07 Nov 2014, 01:40

Olá pessoal!

Sou jornalista, amante de aviões comerciais. Trouxe da Argentina em abril esse kit do título do tópico. Mas só agora consegui começar a montá-lo. Originalmente, ele seria da Air Canada, mas preferi a pintura clássica do auge da Varig. Estou gastando horas no Photoshop pra preparar os decais próprios para o modelo, na escala 1:100. Sim, ele é enorme, mais de 70 cm!!! Eu tinha montado modelinhos quando criança e adolescente. Agora resolvi voltar com tudo depois de fazer uma reportagem para a TV, sobre as companhias aéreas brasileiras do passado.

Para essa nova fase minha no modelismo, resolvi deixar a ansiedade de lado e fazer tudo com calma: e com filler e cola da Humbrol, lixa comum, lixa d'água, primer e tintas bem escolhidas. Espero conseguir um bom resultado... por enquanto parece que está dando certo, :-). Resolvi compartilhar a experiência com outros "funileiros de aviões" porque o fórum já foi útil nas orientações sobre o primer, por exemplo. E na esteira desse 747, virão um DC-10, 767-200, 707, 727, 737-200, Caravelle e Constellation, tudo na escala de 1:100 e vou fazer todos nas cores da Varig. Super difíceis de conseguir. É uma escala meio complicada, mas eu queria aviões bem grandes e detalhados. Consegui um DC-3 e um Junkers 52/3m, ambos na escala 1:48... Tenho alguns outros na escala 1:144 e menores, mas depois falo deles.  

Bom, é isso. Agora vou passar a primeira demão de primer e mantenho os colegas informados sobre o progresso.

Abraços a todos!

Carlos Bighetti

cbighetti

Número de Mensagens : 30
Pontos : 42

Re: BOEING 747-400, VARIG PP-VPI, escala 1:100 (Hobby Craft)

Mensagem  Batatinha em Sex 07 Nov 2014, 05:50

Bem vindo! cheers

Sensacional esse kitinho.Desconhecia essa escala,com a marca hobbycraft.Impressionante que mesmo com a eterna crise argentina,é ali que encontramos coisas bem diferentes,além de ofertas melhores que a das lojas no Brasil! Crying or Very sad
Outro coisa:Vai fazer os próprios decais?Sensacional!!! cheers
Vai ficar muito bom...gigantão mesmo! Basketball

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7278
Pontos : 4790

Mensagem  Pacheco em Sex 07 Nov 2014, 12:05

Olá Carlos,seja bem vindo ao recanto dos decaleiros.
Não esqueça de mostrar o resultado do trabalho nos decais.
Abraços e boa sorte.

Pacheco

Número de Mensagens : 3054
Pontos : 2833

Mensagem  cbighetti em Sex 07 Nov 2014, 13:12

Pacheco escreveu:Olá Carlos,seja bem vindo ao recanto dos decaleiros.
Não esqueça de mostrar o resultado do trabalho nos decais.
Abraços e boa sorte.

Olá, Pacheco!

Obrigado pelas boas-vindas! Pode deixar que vou mostrar o resultado no monitor, na folha do waterslide e aplicado no avião.

Abraços!

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sex 07 Nov 2014, 13:51

Batatinha escreveu: Bem vindo! cheers

Sensacional esse kitinho.Desconhecia essa escala,com a marca hobbycraft.Impressionante que mesmo com a eterna crise argentina,é ali que encontramos coisas bem diferentes,além de ofertas melhores que a das lojas no Brasil! Crying or Very sad
 Outro coisa:Vai fazer os próprios decais?Sensacional!!! cheers
 Vai ficar muito bom...gigantão mesmo! Basketball

Poxa, que satisfação ser recepcionado por um dos modelistas veteranos do Fórum!

Cerca de uma hora atrás, Batatinha, eu tinha respondido pra você um texto enorme, mas, por algum motivo... SUMIU TUDO!

Vou recapitular a ideia... o kit eu comprei numa loja do bairro de Palermo, em Buenos Aires, mas bem fora da parte turística. Estava escondido, mas eu não pude resistir porque nunca tinha visto um 747-400 tão grande. Apaixonei!

Os decais eu estou usando como base o traçado de um scan em baixa resolução, pra 747-200 em 1:200. Óbvio que estou redesenhando TUDO e substituindo as imagens por outras com melhor resolução, para saírem bem impressas no papel waterslide. Sou bem meticuloso, acho que vai ficar legal.

O pimeira demão de primer Colorgin 53001 parece que deu certo, ótima cobertura. Vou bater lixa d'água hoje à noite.

A pintura é que me preocupa... comprei sprays branco e cromado (muito bom no teste que fiz na loja!). E uma latinha minúscula de "cinza platina" meio acetinado. A parte azul vai vir no decal.  

Acho que a dificuldade vai ser empapelar para delimitar as três cores. Existe uma fita específica pra isso ou vai na fita crepe mesmo? Quanto tempo depois eu posso aplicar um adesivo desses numa superfície pintada com o spray? A ausência das janelinhas atrapalha muito, já que elas só existem nos decais. É uma importante referência que fica faltando, não tem os furinhos... :-(

Bom, esse fim de semana devo avançar mais um pouco.

Aguardo os comentários e sugestões dos colegas do Fórum

Termino com um vídeo que mostra o 747-400 em seu auge, com a pintura maravilhosa da nossa Eterna Pioneira! Não tem como não se impressionar...

Grande abraço a todos!
Carlos Bighetti

cbighetti

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Sex 07 Nov 2014, 16:43

SEJA BEM VINDO CARLOS XARA 2      

MAS MEU AMIGO,.....
QUE COLOSSO DE KIT !!!! affraid  affraid  affraid  affraid
NA VARIG ENTÃO, VAI FICAR UMA OBRA DE ARTE  !!!!!!!!!!!!!!

NO QUE PRECISAR, CONTA COM A GENTE !!!!!!!!!!!

ABRAÇOS

CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3141
Pontos : 3520

Mensagem  ogro em Sex 07 Nov 2014, 19:08

Seja muito bem vindo ao nosso forum  cbighetti cheers Também desconhecia essa escala com essa marca, show aplauso Mais uma vez seja bem vindo e acompanhando.

Porque você não vem nos conhecer e comer um pernil aqui em casa no final do ano ?

Obs: Como ele esta sendo montado, irei coloca-lo na seção correta, no passo a passo, ok ?

Abs,

Ogro!

ogro

Número de Mensagens : 11957
Pontos : 10480

Mensagem  Admin em Sex 07 Nov 2014, 19:14

Pronto, mudança feita! Não se aborreça, isso é normal no começo!

Abração !

Admin
Admin

Número de Mensagens : 409
Pontos : 245

Mensagem  Driano MG em Sex 07 Nov 2014, 19:35

Depois de um tempo sumido voltei ao fórum.

Poxa gigante esse kit, mto legal sua ideia espero que tenha espaço de sobra em sua casa para colocar esses modelinhos nessa escala... Very Happy

Pra mim essa pintura antiga da Varig é magistral, fora o que ela representou (aí a cia tb) em termos de visibilidade e credibilidade do Brasil lá fora.

Tem tudo pra ser um belíssimo trabalho, tb sou novato aqui e as dicas que os amigos forem lhe passando tb serviram para mim.

Parabéns pelo projeto e seja bem vindo!

Driano MG

Número de Mensagens : 56
Pontos : 68

Mensagem  Christian Saavedra em Sex 07 Nov 2014, 20:09

Olá Carlos, seja bem vindo !!

Tb não conhecia esse kit, show de bola !!!

Estarei acompanhando o trabalho com certeza, se precisar alguma coisa na questão dos decais pode contar comigo !

Abração

Christian

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2184
Pontos : 2241

Mensagem  Batatinha em Sex 07 Nov 2014, 20:33

Olha só...o tópico está tão bom que o Driano voltou! E aí camarada,vai de Atlético ou Cruzeiro? scratch Very Happy

cbighetti, por prática,eu só passo a máscara depois de uns dois dias deixando a tinta secar.Não existe receita infalível,sempre haverão percalços aqui ou acolá! Mas faz parte. Tem a fita Tamiya,bem maleável e em 3 tamanhos de espessura.É possível achá-las por aqui.
O Gaspar ou o torrezani,que frequentam o site,possuem lojas virtuais,talvez possam ajudar.Já vi no ml também.

Qua venham mais fotos! cheers cheers

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7278
Pontos : 4790

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 00:57

CARLOS EDUARDO RODRIGUES escreveu:SEJA BEM VINDO CARLOS XARA 2      

MAS MEU AMIGO,.....
QUE COLOSSO DE KIT !!!! affraid  affraid  affraid  affraid
NA VARIG ENTÃO, VAI FICAR UMA OBRA DE ARTE  !!!!!!!!!!!!!!

NO QUE PRECISAR, CONTA COM A GENTE !!!!!!!!!!!

ABRAÇOS

CARLÃO

Opa, Xará, blz? Obrigado! To me esforçando, viu... rs

Abração!

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 00:59

Admin escreveu:Pronto, mudança feita! Não se aborreça, isso é normal no começo!

Abração !

Opa, senhores! Me desculpem... rs. Vou prestar mais atenção!

Abs

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 01:02

Driano MG escreveu:Depois de um tempo sumido voltei ao fórum.

Poxa gigante esse kit, mto legal sua ideia espero que tenha espaço de sobra em sua casa para colocar esses modelinhos nessa escala... Very Happy

Pra mim essa pintura antiga da Varig é magistral, fora o que ela representou (aí a cia tb) em termos de visibilidade e credibilidade do Brasil lá fora.

Tem tudo pra ser um belíssimo trabalho, tb sou novato aqui e as dicas que os amigos forem lhe passando tb serviram para mim.

Parabéns pelo projeto e seja bem vindo!

Pois é, Driano! Precisa de espaço mesmo, hehehe! Essa pintura da Varig é espetacular!!! Sim, estou aprendendo muita coisa nova em poucos dias... Obrigado pelas boas-vindas! Abraço

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 01:07

Christian Saavedra escreveu:Olá Carlos, seja bem vindo !!

Estarei acompanhando o trabalho com certeza, se precisar alguma coisa na questão dos decais pode contar comigo !

Abração

Christian

Obrigado, Christian!

O kit é bem legal, pena que não tenha janelas... Fica um pouco difícil traçar linhas para pintura e definir a posição exata dos decais... Mas estou encarando o desafio pela memória da Varig, Wink Sö por curiosidade, você tem decais Varig prontos em escala 1:100? Valeu, Abraço!

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 01:25

Batatinha escreveu:Olha só...o tópico está tão bom que o Driano voltou! E aí camarada,vai de Atlético ou Cruzeiro? scratch Very Happy

cbighetti, por prática,eu só passo a máscara depois de uns dois dias deixando a tinta secar.Não existe receita infalível,sempre haverão percalços aqui ou acolá! Mas faz parte. Tem a fita Tamiya,bem maleável e em 3 tamanhos de espessura.É possível achá-las por aqui.
O Gaspar ou o torrezani,que frequentam o site,possuem lojas virtuais,talvez possam ajudar.Já vi no ml também.

Oi, Batatinha!

O primer aderiu legal e secou super bem! Bati a lixa d'água e empapelei. A cor pela qual decidi começar, o cromado no "peito" do avião, me pareceu a correta nesse momento. Vou fazer pequenos ajustes de limite de cores e decais ao longo do percurso. Até o momento me pareceu satisfatório o modo como resolvi a ausência de janelinhas como referência: cálculo visual e experimentação

cbighetti

Mensagem  oswaldo em Sab 08 Nov 2014, 09:04

Rapaz, que bela entrada no forum, triunfal! Seja bem vindo!

Pra mim é a pintura mais bonita já feita em um 747, e na 1/100 deve ficar maravilhoso! Estarei acompanhando com atenção, mas só te recomendo cuidado com uma coisa: o povo daqui é maluco. O Ogro baba e lambe o chão, o Belltatinha faz cosplay de Aracy de Almeida e de estátua de anjinho do cemitério do Aracá, o Carlão corta tudo quanto é kit que aparece na frente dele (já fez 737 com asa de F-14 e frente de Spítfire), o Christian decalca o ônibus espacial americano (o verdadeiro, e com decal feito por ele mesmo), o Torrezani usa o Gardenal pra fazer rodinha de avião no scratch e come a caixinha, enfim, o único normal aqui sou eu. to loco

Teu kit tá ficando demais, e o cuidado no mascaramento da pintura também.

Abraços.

oswaldo

Número de Mensagens : 1686
Pontos : 2019

Mensagem  Driano MG em Sab 08 Nov 2014, 10:26

Acompanhando o processo atentamente aqui... Very Happy

Batatinha escreveu:Olha só...o tópico está tão bom que o Driano voltou! E aí camarada,vai de Atlético ou Cruzeiro? scratch Very Happy

Tá vendo, voltei em boa hora, rapaz sou sofredor botafoguense, gostei mesmo foi da goleada do Atlético no Flamengo... cheers

Driano MG

Número de Mensagens : 56
Pontos : 68

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 16:00

oswaldo escreveu:Rapaz, que bela entrada no forum, triunfal! Seja bem vindo!

Pra mim é a pintura mais bonita já feita em um 747, e na 1/100 deve ficar maravilhoso! Estarei acompanhando com atenção, mas só te recomendo cuidado com uma coisa: o povo daqui é maluco. O Ogro baba e lambe o chão, o Belltatinha faz cosplay de Aracy de Almeida e de estátua de anjinho do cemitério do Aracá, o Carlão corta tudo quanto é kit que aparece na frente dele (já fez 737 com asa de F-14 e frente de Spítfire), o Christian decalca o ônibus espacial americano (o verdadeiro, e com decal feito por ele mesmo), o Torrezani usa o Gardenal pra fazer rodinha de avião no scratch e come a caixinha, enfim, o único normal aqui sou eu. to loco

Teu kit tá ficando demais, e o cuidado no mascaramento da pintura também.

Abraços.

Oswaldo, não fala assim do pessoal, não, hehehehe! (eles conseguem ler o que a gente escreve, sabia? rsrsrsrs...)

Só espero conseguir concluir tudo de maneira satisfatória, porque me meti a fazer algo sem decais, sem referência de janelas etc, tudo no cálculo visual e na base de tentativa e erro. Mas vamos indo... Só de raiva, meu próximo kit eu vou fazer o que veio estampado na caixa: um 727 da Iberia, em 1:144, hehehe...

Para quem está acompanhando, seguem mais fotos do pós pintura das partes em cromo. Da próxima vez vou usar mais o filler... Faltou debaixo da asa :-( Deixei sem porque imaginei que ia dar um aspecto de relevo, mas ficou aspecto de defeito mesmo, rs. It happens...

Nas duas últimas fotos, uma amostra dos decais que estou adaptando/fazendo.

Abraços a todos!

cbighetti

Mensagem  Christian Saavedra em Sab 08 Nov 2014, 18:45

cbighetti escreveu:

Abração

Christian

Obrigado, Christian!

O kit é bem legal, pena que não tenha janelas... Fica um pouco difícil traçar linhas para pintura e definir a posição exata dos decais... Mas estou encarando o desafio pela memória da Varig, Wink   Sö por curiosidade, você tem decais Varig prontos em escala 1:100? Valeu, Abraço!

Tenho sim. Até eu vendi um set desse para um cliente de SP.

Se voce tiver Facebook dá uma olhada aqui. A versão dele era o -200

https://www.facebook.com/436133066479980/photos/a.480782682015018.1073741866.436133066479980/567404200019532/?type=3&theater

Qualquer coisa me avise. ABRAÇÃO !!

Christian Saavedra

Mensagem  ogro em Sab 08 Nov 2014, 18:58

Cbighetti, ninguém precisa levar a ferro e fogo, isso aqui é para nos divertirmos. Seu trabalho está ótimo, não tem pintura mais chata para se fazer! Duas dicas, quando for tirar a fita, comece e termine em um ângulo de 45 graus Wink , evita arrancar a tinta. Dois, o miolo da asa Tem um cinza, Boeing Grey que eu faço na hora e mando ver. Olha o link aí. Peguei do VPI.

Abs,

Ogro

ogro

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 19:10

Christian Saavedra escreveu:
cbighetti escreveu:

Abração

Christian

Obrigado, Christian!

O kit é bem legal, pena que não tenha janelas... Fica um pouco difícil traçar linhas para pintura e definir a posição exata dos decais... Mas estou encarando o desafio pela memória da Varig, Wink   Sö por curiosidade, você tem decais Varig prontos em escala 1:100? Valeu, Abraço!

https://www.facebook.com/436133066479980/photos/a.480782682015018.1073741866.436133066479980/567404200019532/?type=3&theater

Christian,

SPEECHLESS! Rapaz, você é artista gráfico? Muito bom mesmo o seu trabalho! Qual a média de preço para os decais Varig 1:100?

Abraço!

cbighetti

Mensagem  cbighetti em Sab 08 Nov 2014, 19:15

ogro escreveu:Cbighetti, ninguém precisa levar a ferro e fogo, isso aqui é para nos divertirmos. Seu trabalho está ótimo, não tem pintura mais chata para se fazer! Duas dicas, quando for tirar a fita, comece e termine em um ângulo de 45 graus Wink , evita arrancar a tinta. Dois, o miolo da asa Tem um cinza, Boeing Grey que eu faço na hora e mando ver. Olha o link aí. Peguei do VPI.

Abs,

Ogro

Ogro, to ligado que é diversão, rsrs, mas gosto de fazer tudo com muito cuidado porque sei que, mesmo assim, não vai ficar perfeito, hehehe. Dicas anotadas! O cinza eu comprei uma latinha com um cinza platina que, na comparação com o cromado me pareceu adequado. Ah, só faltou o link que você mandou...

Abs,\
Carlos

cbighetti

Mensagem  ogro em Sab 08 Nov 2014, 19:45

Hehehe

http://www.airliners.net/photo/Varig/Boeing-747-475/0024234/L/&sid=2f76c8d79fac2b678b0de69d15d9a80f

http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=&airlinesearch=&countrysearch=&specialsearch=&keywords=PP-VPI&sort_order=photo_id+desc&page_limit=15&daterange=&range=&thumbnails=&engine_version=6.0

ogro

Mensagem  Christian Saavedra em Ter 11 Nov 2014, 18:06

cbighetti escreveu:
Christian Saavedra escreveu:
cbighetti escreveu:

Abração

Christian

Obrigado, Christian!

Christian,

SPEECHLESS! Rapaz, você é artista gráfico?  Muito bom mesmo o seu trabalho! Qual a média de preço para os decais Varig 1:100?

Abraço!

Vou te passar uma MP. abs !

Christian Saavedra

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:10

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: