ATR 72 TRIP/Azul - F-Rsin

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ATR 72 TRIP/Azul - F-Rsin

Mensagem  eduardocrb em Seg 09 Jun 2014, 23:34

Caros colegas,

Há algum tempo atrás, invadi o tópico de montagem do A318 Avianca do amigo Ogro, para tirar algumas dúvidas. Fiquei de compartilhar com vocês as montagens que estou realizando, e decidi começar por este kit da F-Rsin. Ainda tenho um B 737-300 da maldita Western Expess em andamento, que mais pra frente também vou criar um tópico.

Como falei antes, esse kit não está nem um pouco fácil de montar... as peças não encaixam bem e o kit inteiro requer muita, mas muita lixa. Este kit não é nem um pouco recomendável para iniciantes como eu. Demorei para criar o tópico porque, além de não ter certeza de que realmente vou terminar (se o resultado não estiver satisfatório, vai tudo para o lixo e parto para outro kit), estou montando a passos de tartaruga.

Bom, como estou com pouco tempo, avancei bem pouco depois que peguei as dicas no tópico do Ogro. Então, seguem algumas fotos do estado atual.

Como podem ver, eu já havia aplicado primer (LM Colors) e as imperfeições apareceram mais ainda. Tive que aplicar mais putty e o kit inteiro ainda vai precisar de uma boa lixada, antes de receber mais primer. Mas aos poucos parece que está melhorando. Vou colocando mais fotos conforme avançar.

Última edição por eduardocrb em Sab 09 Maio 2015, 22:48, editado 1 vez(es)

eduardocrb

Número de Mensagens : 23

Re: ATR 72 TRIP/Azul - F-Rsin

Mensagem  Batatinha em Ter 10 Jun 2014, 00:00

Nunca jogue um kit fora! Tenha uma caixa,e deposite ali os kits problemas.Um dia,você continua ele.Acontece com todos que montam.Eu mesmo tenho uns 3 ou 4 kits assim.Recentemente tirei dois,e terminei.Ficaram uns 3 anos guardados.E olha que nem eram kits problemas.Aconteceram uns probleminhas na montagem e desisti de avancar nos processos de montagem,resolvendo estocá-los até a vontade de finalizar voltar.Domingo peguei outro,um HS-748 em resina da Duarte Models.
Vou acompanhar com especial atencão esse seu trabalho.Legal termos um colega novo já postanto...show!  

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  casrlos alberto torrezani em Ter 10 Jun 2014, 12:52

Eduardo seja bem vindo,realmente é osso mas não desanima estamos aqui pra te ajudar ok!

pega umas dicas com o Ogro,batata e o Carlos Eduardo ( o expert nestas montagens )

Abrçs,

Bicudo

casrlos alberto torrezani

Número de Mensagens : 714

Re: ATR 72-500 TRIP - F-Rsin

Mensagem  Pacheco em Ter 10 Jun 2014, 13:26

Manda bala Eduardo.... cheers 

Pacheco

Número de Mensagens : 3054

Mensagem  Marcos Borges em Ter 10 Jun 2014, 15:19

Show de Bola Eduardo.
Manda bala que no final fica bom. Tenho um desses aqui na caixa e mais um em resina também da F-Rsin.
Se vce quiser tenho um decal para o 42 e o 72. Te mando 0800.

Uma coisa nesse kit que dá um trabalho pra pintar e aplicar os decalques é a parte do leme. No meu vou lixar tudo e deixar só as linhas de painel.

Abcs,
Marcos.

Marcos Borges

Número de Mensagens : 1961

Mensagem  eduardocrb em Ter 10 Jun 2014, 22:49

Pessoal,

Muito obrigado pelas mensagens.

Marcos, valeu pelos decais. Por enquanto os meus estão preservados... espero não estragar tudo.

Eu estou com dúvida mesmo sobre como trabalhar o leme. Por enquanto, estava achando que alguns cortes nos decais e amaciante poderiam resolver... mas pelo jeito não, rsrs.   ferrou porra 

Segue a imagem para todos entenderem o problema:

Decais:

eduardocrb

Mensagem  ogro em Qua 11 Jun 2014, 12:57

Eduardo, além de bem vindo  cheers , é o batatinha falou, deu problema e encheu o saco coloca em uma caixa e deixa de lado  Wink  Esses kits da F-Resin são assim mesmo, procura o meu Britania e veja quando comecei, só agora estou na pintura. Ficou um tempão largado !

ogro

Número de Mensagens : 11941

Mensagem  Batatinha em Qua 25 Jun 2014, 00:03

O decal foi você quem fez?

A.Bell

Batatinha

Mensagem  Haroldo em Qua 25 Jun 2014, 18:42

Eduardo, não sou a pessoa mais indicada para ajuda-lo mas, escute os amigos mais experientes no assunto, com certeza você se dará bem!
Boa sorte e siga em frente.
Abraço.

PS - seja bem vindo.

Haroldo

Número de Mensagens : 1993

Mensagem  Marcos Borges em Qua 25 Jun 2014, 20:45

No meu caso já lixei o leme todo. Quando aplicar os decais e der a camada final de verniz vou acrescentar alguns detalhes em chapas de estireno bem finas e já pintadas.
Nas partes que são em recesso, dá pra trabalhar com o Microsol até o decal assentar na ranhura.
Abcs,
Marcos.

Marcos Borges

Mensagem  eduardocrb em Ter 28 Abr 2015, 16:06

Pessoal,

Praticamente um ano depois que abri o tópico, venho aqui mostrar algum progresso, dar algumas dicas e também pedir mais uma ajuda.

Infelizmente tenho pouquíssimo tempo para me dedicar ao hobby, por isto tanta demora em atualizar o tópico. O progresso neste meio tempo não foi tão grande, mas aí vai. Montagem quase finalizada e avião branco:

Agora algumas dicas, apenas para modelistas inexperientes, como eu, baseadas nos problemas que eu tive durante toda a montagem

1. Kit F-Rsin. A principal dica é: Não compre este kit. Além de achar que o ATR 72 é muito pequeno para ser representado na escala 1:144, todas as peças são péssimas e pobres em detalhes. É importante tratar antes de qualquer coisa um defeito que este kit traz de fábrica. Um furo na fuselagem ao lado esquerdo, logo embaixo da asa. Tenhos dois destes kits e ambos vieram com o mesmo defeito. É importante tampar este buraco com alguma chapa plástica antes de iniciar a montagem, porque depois, não há putty que o cubra. Agora, acho que há opções melhores para retratar este avião, como o kit da Liberty na 1:72.

2. Primer: Testei o primer da colorgin e a experiência foi péssima. Mesmo seguindo todas as recomendações e agitando muito a lata, a tinta saiu toda empelotada. Perdi muitos detalhes do kit por causa deste primer. Talvez modelistas mais experiêntes consigam lidar melhor com o colorgin, mas definitivamente, não recomendo para iniciantes.

3. Pintura: Testei algumas tintas e realmente me adaptei muito bem com as drycolor. Outra que testei foi a LM Colors.... também boa, mas a Drycolor para mim foi a melhor.

Bom, ainda tem muita a coisa a fazer neste kit, mas o próximo passo seria pintar o dorso de cinza. Gostaria de alguma dica de vocês quanto ao mascaramento, mais especificamente em relação as partes curvas. Vocês fazem algo mais prático e preciso do que tentar cortar a própria marking tape? Tive a mesma dúvida em um outro ATR que estava montando (Azul). Utilizei etiquetas (pimaco) para fazer a máscara (desenhei as linhas na etiqueta, recortei e colei no kit. Mas o óbvio aconteceu. A etiqueta não segurou a tinta, que vazou em alguns pontos, além de encher o kit de cola. O resultado final não foi tão ruim assim, mas ficou bem longe de como eu gostaria que tivesse ficado.

Agradeço por qualquer comentário que fizerem.

Abs

Eduardo

eduardocrb

Mensagem  ogro em Qua 29 Abr 2015, 21:00

Olha ele saindo ! cheers aplauso

ogro

Mensagem  eduardocrb em Qua 29 Abr 2015, 22:16

Bom, está aí. Não como eu gostaria, mas tb não tão ruim assim: Dorso pintado.

eduardocrb

Mensagem  Christian Saavedra em Qui 30 Abr 2015, 20:06

Tá ficando show !!!

Eu tenho um ATR-72 da F-Resin... ele é medonho mesmo. Eu ainda não montei ele...

Eu utilizo o primer da colorgim... em kits grandes ele vai muito bem... o esquema é que o primer não é tinta... sempre dou apenas uma passada leve. Quanto do kit é menor retiro um pouco da lata aumento a diluição para poder aplicar com aerografo.

Para mascara uso a fita Tamiya. Só consigo fazer as curvas com ela. Outra opção é a propria "fita crepe" da 3M que faço cortes nela para conseguir a curvatura. Lógico para pintura com aerografo e sempre passando várias demãos para não carregar o canto da fita. Isso evita que ela "escorra" por baixo.

Vamos aguardar o andamento do ATR.

abraços !!

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  Batatinha em Sab 02 Maio 2015, 20:28

Trabalho muito bonito!

A.Bell

Batatinha

Mensagem  ogro em Dom 03 Maio 2015, 22:12

Espera o verniz pata você ver Wink

ogro

Mensagem  eduardocrb em Sab 09 Maio 2015, 23:08

Pessoal,

Um pequeno update apenas para avisar que voltei um passo atrás no TRIP. Como eu havia dito, estava com dificuldades em mascarar curvas e o resultado da pintura do dorso, pelo menos pra mim, não estava perfeito... mas tb não tão ruim assim.

Mas decidi voltar atrás quando apresentei o modelinho a minha namorada. Estava esperando aquele elogio... mas a primeira coisa que ela disse foi: "Mas essa parte cinza aqui tá torta né?!"  puto puto  rsrsrs. Enfim... dei uma leve lixada novamente, pintei, e agora ele está branco de novo.

Aproveito para apresentar o irmão mais novo dele. O ATR 72-600 Azul. Eu havia iniciado esta montagem até um pouco depois que o TRIP, mas estava mais adiantada. Infelizmente, por minha inexperiência e pressa, tb tive problemas. Primeiro com o mascaramento da pintura mas, no caso do Azul, eu até tinha deixado passar e ja havia começado a aplicação dos decais. Foi aí que surgiu o maior problema. Muito burro e descuidado, destruí alguns decais... principalmente os que são grandes e finos (como as faixas que contornam o dorso). O problema não foi só o que vou relatar agora, mas fica a dica para os novatos como eu. Não sei se vale para todos os decais, mas no caso destes que acompanham o F-Rsin, muito cuidado. Decais grandes, quando molhados, enrolam totalmente quase que instantaneamente então, é importante segurar as duas extremidades qdo for molhar. Descobri isso da pior maneira possível, rsrs.

Enfim, os amigos Marcos Borges e Christian se prontificaram em me ajudar ao meu pedido de socorro, mas acabei comprando outro set de decais da própria F-Rsin... agora é esperar chegar. Enquanto isso, acabei decidindo tentar melhorar o mascaramento dele tb, e ele voltou a ser branco.

Em breve trarei novidades. Enquanto isso, segue a foto atual dos modelos.

Abs!!

eduardocrb

Mensagem  ogro em Dom 10 Maio 2015, 01:57

hilarious hilarious hilarious hilarious hilarious

aplauso aplauso

eduardocrb escreveu:
Mas decidi voltar atrás quando apresentei o modelinho a minha namorada. Estava esperando aquele elogio... mas a primeira coisa que ela disse foi: "Mas essa parte cinza aqui tá torta né?!"  puto puto  rsrsrs. Enfim... dei uma leve lixada novamente, pintei, e agora ele está branco de novo.

ogro

Mensagem  Batatinha em Dom 10 Maio 2015, 16:12

Todos decais da Fdecal são de péssima qualidade! Lindos nas estampas,mas extremamente frágeis. É uma característica dessa marca.A solução é passar uma fina camada de verniz para dar mais resistência.
Acompanhando! cheers

A.Bell

Batatinha

Mensagem  ogro em Seg 11 Maio 2015, 08:47

Não seria a Fdecal da Fresin, outra péssima marca ?

ogro

Mensagem  Japa2 em Qua 13 Maio 2015, 07:23

Muito Bom

Estes Kit's prometem

Japa2

Número de Mensagens : 152

Mensagem  eduardocrb em Sab 16 Maio 2015, 00:20

Pessoal,

Comecei a aplicação dos decais no Trip, mas de novo, tive problemas. Os decais que vem no kit são péssimos e mesmo aplicando uma camada de verniz direto na folha, antes da aplicação, perdi os decais da deriva. Aqui, foram dois motivos:

1. Os decais começaram a soltar completamente a tinta com o mínimo de manuseio (com cotonete e ainda utilizando mark setter)
2. O decal da F-Rsin que vai na deriva é apenas um, só que ha um detalhe importante... o que fazer com os estabilizadores horizontais, que devido a péssima qualidade do kit, precisam ser colados, putty e lixados antes? Estes decais deveriam vir em duas partes! Bom, minha idéia era tirar as medidas e cortar os decais no local correto antes da aplicação, mas não deu certo, pois a tinta soltou toda onde fiz os cortes.

A solução para os problemas dos decais é uma só: Encomendar uma folha com o colega Marcos Borges. Estou aguardando os meus chegarem para finalizar a aplicação. Percebam que na folha do Marcos, os decais da deriva são em duas partes, assim como precisa ser para este kit.

Enfim, ainda falta fixar as pás dos motores e os trens de pouso, que preferi deixar para o final, pois são partes muito sensíveis... achei melhor deixar para quando não precisar mais manusear tanto o kit.

Seguem algumas fotos atuais e também a folha de decais do Marcos, para que vejam o detalhe da deriva em duas partes.

Abs!!

Decais MB Decal (detalhe da deriva em duas partes):

eduardocrb

Mensagem  Christian Saavedra em Sab 16 Maio 2015, 10:29

Que trabalheira....
Mas com certeza o final é promissor.

Essa questão dos decais soltarem na agua, mesmo com verniz (Quando a impressão for jato de tinta) deve-se atentar á duas coisas, são elas :
(conselho particular meu)
- De preferência use água isenta de cloro, pode ser mineral ou filtro. Caso seja de torneira, reserve um pouco em uma vasilha e deixe parada por uma hora para o cloro "evaporar" por completo.
- A película é bem sensível, então tente evitar de ficar "empurrando" o desenho de um lugar para outro, tente já coloca-la na posição correta para fazer pequenos ajustes. Deixe a base úmida.
Esta ultima é uma opinião particular;
- Não aconselho usar qualquer tipo de amaciante para decais, pois eles ajudam muito em impressões em silk e laser. porem se o decal for jato de tinta qualquer produto alem d´ agua no amaciante pode reagir o a tinta (mesmo pigmentada) e vir a fazer desmanchar.

Um abração, e boa montagem ! cheers cheers cheers

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  Marcos Borges em Dom 17 Maio 2015, 21:53

Eduardo,
Mais uns pitacos no mesmo caminho que o Christian.
Quanto menos manuseio melhor. No caso dos decais que vce me encomendou, são impressos em laser. Dá pra usar um pouco de microset e microsol pra amaciar. Vce vai precisar disso pra fazer a película se acomodar nas saliências que existem na deriva. Na 1:144 eu tiraria isso.
No fundo tem que ter paciência. Ir aplicando a solução aos poucos e esperar secar bastante e ai aplicar de novo. Aos poucos o decal vai se ajustando.
Se vce tiver algum problema me fale que reponho a folha sem custos.
Abcs,
Marcos.

Marcos Borges

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Dom 17 Maio 2015, 22:02

EDUARDO, TÁ UM TRABALHO IMPECAVEL
VC ESTA NO RUMO CERTO, NO CASO DOS DECAIS,
NORMALMENTE EU FAÇO O AJUSTE DO DECAL, EM LUGARES
CHATOS, COMO CURVAS DA FUSELAGEM , DERIVAS COM SALIENCIAS
ETC. EU USO UM SECADOR DE CABELO, MORNO, E A UMA DISTANCIA
SEGURA PRA NÃO " FRITAR" O DECAL O BOM DESSA TECNICA QUE EU USO,