'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  ogro em Dom 01 Dez 2013, 08:20

01/12/2013 - 03h15

MARINA DIAS
DE SÃO PAULO
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

Miruna Kayano Genoino se lembra com detalhes da tarde em que seu pai reuniu a família e comunicou: "Lula pediu para eu ser presidente do PT e vou fazer isso porque esse projeto precisa funcionar". O ano era 2002 e Luiz Inácio Lula da Silva tinha sido eleito presidente da República.

Filha do deputado federal licenciado José Genoino, a professora de 32 anos diz que o pai não tem arrependimentos. O petista foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no mensalão e, segundo Miruna, acredita que, "se esse é o preço que tem que pagar para que o projeto do governo Lula e Dilma funcione, ele paga".

Genoino foi preso em 15 de novembro e levado ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para cumprir pena em regime semiaberto. Após uma semana, teve uma crise de pressão alta, foi levado ao hospital e de lá seguiu para a casa da filha Mariana, onde espera o Supremo Tribunal Federal analisar seu pedido de prisão domiciliar.

"Meu pai não tem esperanças de que isso aconteça", disse Miruna à Folha. Leia a seguir trechos da entrevista.

Julgamento e prisão
O momento mais difícil para o meu pai foi quando ele foi condenado. Durante o julgamento ele tinha esperança de ser absolvido. [Os elogios de alguns ministros antes de condená-lo] só o deixavam mais irritado. Era como se fosse um afago para depois meter a faca. Isso, hipócrita.

A prisão não teve o elemento surpresa. Por um lado, quando chegou a notícia, conseguimos respirar. Estávamos vivendo uma situação insustentável com o cerco da imprensa, os repórteres e fotógrafos querendo tirar fotos de tudo. O que vivi como mãe não desejo a ninguém. Posso entender que queiram tirar foto dele se entregando, mas não entendo o desejo de tirar fotos de dois menores de idade indo visitar o avô [os filhos de Miruna têm 5 e 7 anos]. Quando chegou a notícia, foi quase "vamos começar com essa porcaria de uma vez".

Preso político
Meu pai está proibido de emitir opinião, de dar entrevistas, e dizem que ele não é preso político. Então por que ele não pode falar? É preso político, sim. Meu pai foi condenado porque era presidente do PT.

Lembro da vez em que ele se sentou na sala com a gente e falou: "Olha, o Lula pediu para eu ser presidente do PT e vou fazer isso porque esse projeto precisa funcionar".

Às vezes, eu penso que se a gente tivesse falado alguma coisa... Mas não, ele não tem arrependimentos. Nenhum. Ele fala que, se esse é o preço que tem que pagar para que o projeto do governo Lula e Dilma funcione, ele paga.

Saudade
Estou sentindo muita saudade dele, muita mesmo. Na semana passada foi a apresentação de dança da minha filha e só estava eu para assisti-la [chora]. E isso nunca mais vai voltar. Ele nunca mais vai ver essa apresentação.

É difícil porque tenho uma ligação muito forte com meu pai, e o que acontece com ele é como se estivesse acontecendo aqui [coloca a mão em cima do coração e chora ainda mais], como se ele estivesse dentro de mim. Aí a minha mãe vai tentando ajudar a gente. Ela fala: "Você não é ele". Quando tive meus problemas pessoais este ano, ela também falava para o meu pai: "Você não é ela, calma".

Doença
Em julho deste ano meu pai estava com minha mãe e meus filhos em Ubatuba [litoral de São Paulo] e passou mal [foi submetido à cirurgia para corrigir uma dissecção na aorta]. Eu estava viajando. Faço mestrado na Argentina, e passei a noite no avião sem saber se meu pai estava vivo ou morto.

O que mais dói é que foi tão difícil o que nos aconteceu naqueles dias, meu pai tinha só 10% de chance de sobreviver e, graças a Deus, ele venceu. Agora questionam se a gente está usando a doença dele como estratégia. Isso é muito duro porque, se eu pudesse escolher, mesmo com meu pai preso e a gente longe dele, se ele estivesse bem de saúde, eu escolheria isso.

'Querem nos destruir'
Só não larguei o mestrado por causa dele. Soube da aprovação dias depois da condenação [novembro de 2012]. Ele me disse: "Querem nos destruir e você não pode permitir. Você vai continuar lutando e fazendo as suas coisas porque não podem nos apagar".

Se você me perguntar quem é o sujeito do "querem", de cara vou falar que a mídia teve muito a ver com isso. Meu pai teve muitas decepções. Mas com a mídia ela foi devastadora, o coração dele começou a rasgar ali. Ele tem uma mágoa profunda, uma dor com tudo o que é publicado. Quando os jornalistas ficam lá fora de casa, essas manchetes, essa agressividade, esse recorte da realidade é um punhal para ele.

Vontade de morrer
Depois da cirurgia, meu pai se perguntou: "Por que a vida não me levou?" Ele não tinha medo de morrer, mas se questionou muito. Na época da ditadura, ele não tinha nada a perder, mas hoje ele tem os filhos, os netos e minha mãe.

Solidariedade
Lula, Dilma e o PT sempre tiveram solidariedade com o meu pai. E eu só estou falando isso aqui porque se tiver uma pessoa --e só uma-- que ache que ele esteja fingindo e, depois de ler essas minhas declarações, mude de ideia e se convença que ele está mesmo doente e precisa de cuidados, para mim já vai ser suficiente.

Laudo médico
Meu pai passou mal na Papuda e precisou ir para o hospital em Brasília. Ele teve uma alteração de pressão que durou dois dias. Nós tínhamos quatro laudos dizendo que a situação era grave. Quando chegou a junta médica do STF já era o final de dois dias no hospital. É claro que a pressão tinha baixado. Ali ele estava medicado e com a família.

Minha pergunta é: esses médicos foram na Papuda? Foram ver a alimentação do meu pai na prisão? Viram que na Papuda não tem plantão médico noturno? Foram ver? Não foram. E eles se sentiram autorizados a dizer que meu pai não precisa ficar em casa.

Companheiros de cela
Já falei que se eu tivesse mil vidas e durante todas elas eu ficasse dizendo "obrigada" não seria suficiente para agradecer ao José Dirceu e ao Delúbio [Soares] por tudo o que eles estão fazendo pelo meu pai. Porque se teve alguém que cuidou do meu pai foram o Zé Dirceu e o Delúbio.

Eles foram atrás de água mineral para o meu pai parar de beber água da torneira. Insistiram e a polícia levou. É por isso que meu pai deve querer ficar na Papuda caso o STF não dê a domiciliar. Eles não querem se separar.

Próximos dias
Esperança eu não tenho. O único dia em que minha mãe perdeu a cabeça foi quando ele passou mal e o médico disse que ele precisava ir ao hospital, mas o juiz não autorizou. Ela gritou, chorou, ficou nervosa, se descontrolou.

Quando as pessoas falam que ele vai ficar alguns meses no semiaberto e depois já pode pedir progressão da pena, penso que não sei como ele vai chegar. Em uma semana eu vi como ele piorou, como eu vou pensar em meses? Oito meses? Ele não vai durar isso na prisão. Não vai.

ogro

Número de Mensagens : 11940
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  ogro em Dom 01 Dez 2013, 08:22

VAGABUNDA, GARANTO QUE ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS, SE GABAVA DO PAI SER PRESIDENTE DO PARTIDO DOS PETRALHAS E AMIGO DO LULLA LÁ ! puto  


 

ogro

Número de Mensagens : 11940
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  oswaldo em Dom 01 Dez 2013, 13:48

Só espero que ele não morra rápido pra não virar mártir na cadeia. Tem que ser cassado primeiro, amargar a cadeia e só depois que sair dela como um preso fichado que cumpriu pena, ai sim. Quando tiver cumprido a pena, tiver virado mocinha na cadeia, apanhado um tanto e voltar pra casa, ai pode bater com as 10 que não perderemos nada que preste.

É uma pena que não levou consigo o ali-babá de 9 dedos, o chefe real da quadrilha, aquele metalúrgico que dirceu e outros vagabundos dirigentes do pt achavam que era burro e seria manipulado por eles, só ganharia porque a massa estúpida votaria pela sua história e depois eles é quem mandariam. Foram pra cadeia sozinhos e o outro deve estar rindo entre uma cachaça e outra.

Ogro me confidenciou - aos prantos - no telefone outro dia que genoino é quase vizinho de muro de sua casa no morro do querosene e ele está muito triste, não pode visitá-lo na Papuda, gostaria que estivesse em SP pra poder levar biscoitos e sorvete toda semana pro pobre presidiário.

_________________
No pé da A.Bellhinha

oswaldo

Número de Mensagens : 1686
Idade : 46
Localização : Batatais
Data de inscrição : 30/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  ogro em Dom 01 Dez 2013, 17:00

Já quase é dei uns sopapos nesse Filho de uma puta ! puto  

ogro

Número de Mensagens : 11940
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  Carioca em Seg 02 Dez 2013, 09:44

VAGABUNDA PETRALHINHA DE ARAQUE.

QUE ESSE SAFADO MORRA E QUE O LULA E A PRESIDENTANHA MORRAM JUNTOS...  AH E O ZÉ DIRCEU TAMBÉM!

Quem sabe assim a gente consegue acabar com esse CÂNCER que tomou conta dessa aldeia.

Carioca

Número de Mensagens : 512
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro (RJ)
Data de inscrição : 05/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  ogro em Seg 02 Dez 2013, 11:12

Aldeia cheia de baratas '' povo ''

ogro

Número de Mensagens : 11940
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  Batatinha em Ter 03 Dez 2013, 17:49

Pois eu quero que morra rápido,serviço sem demora...dane-se se vira mártir ou não...vai virar mártir para comuna safado,canalha e não para mim! 

_________________

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7262
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  Carioca em Ter 03 Dez 2013, 22:03

MIRUNA GENOINO escreveu:Em uma semana eu vi como ele piorou, como eu vou pensar em meses? Oito meses? Ele não vai durar isso na prisão. Não vai.

DEUS TE OUÇA, SUA VAGARANHA!

Carioca

Número de Mensagens : 512
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro (RJ)
Data de inscrição : 05/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  Batatinha em Ter 03 Dez 2013, 22:33

Carioca escreveu:
MIRUNA GENOINO escreveu:Em uma semana eu vi como ele piorou, como eu vou pensar em meses? Oito meses? Ele não vai durar isso na prisão. Não vai.
DEUS TE OUÇA, SUA VAGARANHA!
Amém!

_________________

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7262
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  ogro em Qua 04 Dez 2013, 09:53

Amén também !

ogro

Número de Mensagens : 11940
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

PEna que tem gente assim...

Mensagem  Frederikosido em Dom 30 Mar 2014, 13:16

      
Pois é, pena que tem zente que maltrata outros, cria caso, regras e ditames de uma auto-ditadura personalizada...
tipo de gente que reclama e posa de vítima e usa isso como polititica de viés. O absurdo é ver essa cria brazyleira de maus cidadãos que posam de gente caladinha, extremada, que detesta liberdade de terceiros e cria regras de aceitação ordinária, sem tolerância ou paciÊncia com terceiros menos acomodados. Que coisa, seu! E minha crítica pode ser barrada por terceiros que se julgam DEUSES e que nem admitem sequer uma sugestão criativa de brincadeira...realmente...
TAdinho do papai dela que foi preso entre aspas! Melhor nos contermos...
 Ó pra ocê

Frederikosido

Número de Mensagens : 5
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 30/03/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz filha de Genoino

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:44


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum