Bird Dog - Controle Aéreo Avançado na FAB

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Bird Dog - Controle Aéreo Avançado na FAB

Mensagem  Marcius em Dom 28 Jul 2013, 20:03



Em 1947 o Exército Americano emitiu requisição para o desenvolvimento de uma aeronave leve focada em missões  de controle aéreo avançado para  ajustar o fogo de artilharia, bem como desempenhar funções de ligação, sua principal tarefa seria a de substituir os lendários Piper L-4H Grasshoper  empregados desde a segunda guerra mundial.

Atendendo a este especificação a Cessna  Aircraft Company  apresentou seu  modelo 305 ( derivação militar do model 170 ) que contava como principal diferença visual a adoção de janelas laterais inclinadas para melhorar a observação do terreno e uma porta lateral maior visando o emprego de uma maca. Em fins de 1958 o US Army assinou o contrato para a produção, tendo o primeiro protótipo alçado voo em 14 de dezembro de 1949, com as primeiras entregas se efetivando a partir de fins de 1950, um total de 3413 células foram produzidas , tendo sua versão final designada L-19E.

O L-19 recebeu o nome de  Bird Dog , como resultado de um concurso realizado com os funcionários Cessna para nomear o modelo . O vencedor foi o fotógrafo industrial Jack A. Swayze. Este  nome foi escolhido porque o papel da nova aeronave do exército era encontrar o inimigo e manter órbita de voo  até que a artilharia (ou  uma aeronave de ataque) pudesse atacar o alvo inimigo. Enquanto voava baixo e perto do campo de batalha, o piloto iria observar as explosões da  artilharia e  ajustava o fogo através de suas rádios, ou ainda procedia a a marcação dos alvos com foguetes de fosforo branco.

Em 1955 a 1º ELO ( Esquadrilha de Ligação e Observação ) era recriada com a finalidade de apoiar o Exército Brasileiro em missões de ligação e regulagem de tiro de artilharia sendo equipada com dez células do modelo L-19A ostentando as matriculas  3062 a 3069, sendo as mesmas recebidas a partir de 1957. Posteriormente foram recebidas mais 11 do modelo E apresentando as matrículas 3150 a 3159 e
3201, que seriam distribuídas aos EMRA ( Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque ) que viriam a difundir o conceito de missões de Controle Aéreo Avançado ( FAC ) no Brasil empregando foguetes fumígenos SCAR de 2.25 polegadas para a marcação de alvos, a existência de quatro pontos duros sob as asas também permitia o emprego dos Bird Dog em missões de ressuprimento a comandos na selva, efetivando o lançamento de fardos de viveres aos mesmos.

O recebimento dos lotes finais dos novos modelos nacionais  L-42 Regente Elo permitiram a FAB desativar as células remanescentes dos L-19A e L-19E de seu acervo em fins de 1980.

Para representarmos o L-19E "FAB 3154" empregamos o kit da Model Usa na escala 1/48 ( única opção existente nesta escala ), trata-se de um modelo de fácil montagem, porém requer paciência no acabando das peças devido ao alto índice de rebarbas de injeção no plástico. Fizemos uso de decais do fabricante FCM presentes no set 48/09.

Bibliografia :

- Cessna 01 Bird Dog Wikipédia - http://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_O-1_Bird_Dog
- Historia da Força Aérea Brasileira por :  Prof. Rudnei Dias Cunha - http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/index.html
- Aviação Militar Brasileira 1916 -/ 1984 - Francisco C. Pereira Netto

http://armasnacionais.blogspot.com.br/2013/07/controle-aereo-avancado-na-fab.html

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Re: Bird Dog - Controle Aéreo Avançado na FAB

Mensagem  Batatinha em Seg 21 Out 2013, 18:59

aplauso 

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