M42A1 Duster - AFV - 1/35 Finalizado !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

M42A1 Duster - AFV - 1/35 Finalizado !

Mensagem  Ricardodm em Ter 09 Jul 2013, 17:11

História

O M42 40 milímetros automotriz arma anti-aérea , ou “Duster”, é um blindado leve com arma de defesa aérea, construído para o Exército dos EUA de 1952 até dezembro de 1959. A produção deste veículo foi realizado pela divisão do tanque da General Motors Corporation, um total de 3.700 M42s foram construídos.

O veículo tem uma tripulação de seis pessoas e pesa 22.500 kg completamente carregado. A velocidade máxima é de 45mph com um alcance de 100 quilômetros. Armamento consiste num par gêmeo de 40 milímetros Bofors M2A1 totalmente automático, com uma taxa de fogo de 2×120 rotações por minuto (rpm) e quer uma calibre .30 Browning M1919A4 ou 7,62 milímetros metralhadora M60 . O motor a gasolina de 500hp, de seis cilindros, refrigerado a ar, está localizado na parte traseira do veículo.

Embora o Duster M42 foi projetado inicialmente para um papel anti-aviões, revelou-se um grande sucesso quando usado na Guerra do Vietnã (1955-1975) contra as forças terrestres sem armadura.

O kit é composto de:

442 peças em plástico verde-oliva;18 anilhas de vinil para montagem das rodas;03 photo-etcheds de metal;02 canhões de alumínio;02 pequenas molas de metal;02 esteiras de vinil;01 curto barbante para o cabo de aço;01 folha de decalques (4 versões);01 manual de instruções.

Pode-se dizer que ainda sou um iniciante no plastimodelismo e confesso estar muito empolgado com esse kit, pois nunca montei um tanque tão detalhado como esse, então essa montagem será um grande desafio para mim e para minha namorada que está montando comigo, que por sinal esse kit foi presente dela, Te amo meu anjo!.

Dando uma olhada nas árvores de peças, pode-se notar que o kit é de ótima qualidade, quase não tem rebarbas nas peças e os encaixes aparentam ser muito bons, o que significa uma economia de tempo bacana durante o processo de montagem.
________________________________________________________________________________________________________________
1° Dia – 11/05/13

Como todo tanque na maioria das vezes começa pelo chassi, aqui foi separado para colar as molas que dão início a estrutura de suspensão.

Aqui serão colados os eixos e amortecedores onde posteriormente serão encaixados os rodeiros, cada eixo irá sustentar um par de rodeiros.

Com a suspensão pronta, vamos partir para os rodeiros.

Aqui os rodeiros encaixados nos eixos, o Duster começa a ganhar forma..eheheh

________________________________________________________________________________________________________________
2° Dia – 11/05/13

Na parte traseira foram colocadas peças com guincho e engates.

Dentro do chassi colei as peças que início a estrutura da torre giratória do tanque.

Aqui separei as peças para montagem de uma das duas escotilhas da parte frontal do tanque, reparem o tamanho das alças da escotilha, somente com ajuda de um pinça para colar essas peçinhas e se cair no chão da um trabalho danado para achar…quando acha…eheheh

3° Dia - 16/05/13

Terminei a montagem da escotilha principal, onde tive um probleminha com a eixo da dobradiça, além de ser uma peça muito frágil quando fui retirar da grade cortei mais do que devia, com isso o eixo ficou curto e não encaixava na outra peça que da sustentação a escotilha principalmente quando estava aberta. Depois de várias tentativas frustradas de arrumar a c@*#da, cortei o que tinha sobrado do eixo e substitui por um de metal um pouco maior que a espessura de uma agulha, ficou bom..podemos ir em frente.
Montei também os faróis e peças internas da escotilha. Na primeira foto percebe-se que ficou uma fenda logo abaixo da escotilha, irei tampar com massa putty mais adiante junto com outros lugares.

4° Dia - 09/06/13

Opa..domingão depois do almoço, aquele sono..vocês sabem do que estou falando, mas nada disso vou aproveitar o tempo livre e ajuda da minha namorada para dar mais um pega no Duster. Terminei de fechar o chassi do tanque na parte traseira, apenas 3 peças foram utilizadas nesse processo os detalhes que podem ser vistos da fotos são relevos das próprias peças.

Aqui comecei a montagem do paralama esquerdo, separei as peças do paralama e dos equipamentos que vão em cima.

5° Dia - 14/06/13

Hoje montei o paralama direito, dessa vez não tirei fotos das peças porque são as mesmas da paralama esquerdo mostradas acima. Para compensar tirei foto das caixas de equipamentos que vão em cima dos dois paralamas.

Chegou a hora de juntar os paralamas ao tanque, por eu ter que pintar toda superfície do paralama e também por conter peças de outras cores, as caixas de equipamentos não vou colar agora, vou pinta-las separadamente e depois fixar. Já com os paralamas o Duster ganha volume, até hoje foi o maior modelo que já montei.

6° Dia – 24/06/13

Para encerrar a parte dos paralamas e equipamentos que vão nele, montei os canhões reserva do Duster, as molas são as de metal que acompanham o kit, como a maioria já deve saber os kits da AFV são de excelente qualidade.

Partimos agora para uma etapa que confesso que estava ansioso para começar eheheh..é hora de montar a torre, que na minha opinião é o que é parte mais interessante e detalhada desse tanque.

Base da estrutura da torre.

Bancos e outos equipamentos

7° Dia - 26/06/13

Continuando o trabalho do dia anterior na torre, abaixo montei uma parte que da início a blindagem vai revestir toda torre e também da sustentação na estrutura do par de 40 milímetros. Como estou seguindo os passos do manual, o restante da blindagem envolta da torre será feito mais adiante.

Par de bancos, muito bem detalhados por sinal.

Enfim é a vez das armas, fiquei muito satisfeito com os detalhes, as armas possuem muitos detalhes em relevo e muitas peças pequenas (alças, alavancas, pinos, parafusos) que ajudam a chegar num grau de realismo bem satisfatório. Observem os detalhes dessa etapa, acho que vale a pena.

8° Dia - 27/06/13

Hoje não fiz muita coisa pessoal, mas achei muito interessante o que montei pelo fato de poder visualizar a parte móvel das armas. Montei os amortecedores que vão encaixados embaixo e também a estrutura que sustenta a artilharia de 40 milímetros.

Aqui na primeira foto podemos ver como vai ficar encaixado o amortecedor e nas outras fotos mostra estrutura toda no lugar. Não vou colar agora o outro lado da estrutura, primeiro vou passar uma demão de olive drab no interior, percebi que se colar tudo iria ter dificuldade para pintar depois, devido o espaço ficar muito pequeno.

9° Dia - 01/07/13

Pessoal aqui umas peças que sinceramente eu nem sei o nome, se alguém souber favor comentar, porém elas vão dentro da torre também.

Essas são da estrutura que serão colocadas as miras das armas mais adiante.

Montei também as as duas proteções frontais.

Até a próxima postagem !

Abraço.

Ricardo Dias.
www.plastimodelos.com

Ricardodm

Número de Mensagens : 29

Re: M42A1 Duster - AFV - 1/35 Finalizado !

Mensagem  Haroldo em Ter 09 Jul 2013, 18:39

Belo começo de montagem, Ricardo, acompanhando!
E haja peças, hem? Caramba.
Abraço.

Haroldo

Número de Mensagens : 1993

Mensagem  Christian Saavedra em Ter 09 Jul 2013, 19:15

QUE KIT MONSTRUOSO !!
Cara... é muita peça... rsrsrs

Esta maravilhoso até aqui, com certeza estou acompanhando.

Forte abraço !!

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  ogro em Qua 10 Jul 2013, 19:31

Ricardo, seja bem vindo !  Que bolo kit, gostei muito apesar de montar aviões civis, realmente uma bela aquisição e um excelente passo a passo ! aplauso  

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Ricardodm em Qua 10 Jul 2013, 20:28

Realmente pessoal, peça é o que não falta...aliás ate sobra..kkk....estou muto satisfeito com esse kit da AFV, vale muito apena essa marca. Muito obrigado por acompanharem minha montagem, vou postando mais a medida do possível.

Tenho um blog de plastimodelismo também, lá tem as montagens de outros kits. Dêem uma olhada www.plastimodelos.com

Abraço !

Ricardodm

Mensagem  Ricardodm em Qua 10 Jul 2013, 20:36

10° Dia - 09/07/13

Hoje terminei de montar a proteção que circula a torre.

Como havia comentado anteriormente, dei uma demão de Olive Drab da Tamiya no interior da torre e em algumas peças internas para fixar de vez o canhão, isso vai facilitar bastante pois é um local bem apertado e seria difícil pintar com tudo montado, a tinta não chegaria em todos os lugares.

11° Dia - 08/07/13

Como tudo já estava no seu devido lugar, chegou a hora de colar as proteções da torre, coisa pouca mas gastei até um tempo considerável para fazer isso. Colei a lado direito sem problemas, mas o esquerdo mostrou um problema no encaixe então precisei gastar um pouco a peça na parte traseira para poder encaixar, ficou uma pequena fenda mas vou tampar com putty depois.

E aqui as partes frontais, que também deram um trabalho por causa do alinhamento vertical e espaço onde o canhão se movimenta.

Ricardodm

Mensagem  Ricardodm em Qui 01 Ago 2013, 17:37

12° Dia - 17/07/13

Com a pintura se aproximando, tirei o dia hoje para tampar as fendas com putty.

13° Dia - 22/07/13

Pintei os canhões reservas de preto fosco e depois fiz um dry-brush com metálico, dando o efeito gun metal. Fixei eles no lugar para em seguida colar a caixa de equipamentos em cima, não sendo possível mexer mais neles.

Eis as caixas direta e esquerda.

14° Dia - 25/07/13

Apliquei o primer no kit, usei o primer automotivo da colorgin diluído no thinner forte.

15° Dia - 30/07/13

Tinta no Duster !!!
Apliquei Olive Drab XF62  - Tamiya

Aqui a técnica que usei para pintar as rodas, passei primeiro preto fosco em volta. Depois peguei uma capinha de cd e furei com uma broca do mesmo diâmetro do aro da roda. Usando a capinha como máscara pintei a parte interna da roda com Olive Drab..ficou até bacana.

Agora para encerrar por hoje, uma camada de verniz brilhante para selar a pintura. Usei verniz brilhante da Acrilex diluído com água.

Até a próxima !

Ricardodm

Mensagem  ogro em Qui 01 Ago 2013, 23:35

aplauso Estou esperando Valentine MKI, mas acho que vou rodar Crying or Very sad Comprei dois kits na mesma loja e só o avião chegou e segundo eles, mandaram os kits em caixas separadas mas no mesmo dia ! puto 

ogro

Mensagem  NilsonFM em Sex 02 Ago 2013, 09:59

As fotos não abrem pra mim. Até consigo ver no site plastimodelos.com mas aqui não.

NilsonFM

Número de Mensagens : 526

Mensagem  Batatinha em Sex 02 Ago 2013, 18:27

Que tópico mais completo e bem apresentado!aplauso 

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Ricardodm em Ter 06 Ago 2013, 22:36

NilsonFM escreveu:As fotos não abrem pra mim. Até consigo ver no site plastimodelos.com mas aqui não.

Então..acredito que devido as fotos serem um pouco pesadas, as vezes elas não carregam. De vez enquanto isso acontece comigo também, mas ai eu atualizo a página e elas aparecem.

Ricardodm

Mensagem  Gigacom em Qui 08 Ago 2013, 19:53

Ricardodm escreveu:
NilsonFM escreveu:As fotos não abrem pra mim. Até consigo ver no site plastimodelos.com mas aqui não.
Então..acredito que devido as fotos serem um pouco pesadas, as vezes elas não carregam. De vez enquanto isso acontece comigo também, mas ai eu atualizo a página e elas aparecem.
Puxa Ricardo, cê não tem vergonha de mentir assim não? Poxa, você vem assim do nada, fala que é café com leite, que não sabe montar direito e coisa e talz... AH VÁ! Você tá fazendo um trabalho sensacional, digno de profissional lol! lol! lol! 

Dei um pulo lá no seu blog e encontrei ótimas montagens. Esse presentão aí da sua mina então... rapaz, ela acertou em cheio! Pode casar que com essa aí vai dar tudo certo!

Acompanhando aqui o processo. Abração!!!

Gigacom

Número de Mensagens : 92

Mensagem  ogro em Qui 08 Ago 2013, 20:24

Gigacom escreveu:
Ricardodm escreveu:
Puxa Ricardo, cê não tem vergonha de mentir assim não? Poxa, você vem assim do nada, fala que é café com leite, que não sabe montar direito e coisa e talz... AH VÁ! Você tá fazendo um trabalho sensacional, digno de profissional lol! lol! lol! 

Dei um pulo lá no seu blog e encontrei ótimas montagens. Esse presentão aí da sua mina então... rapaz, ela acertou em cheio! Pode casar que com essa aí vai dar tudo certo!

Acompanhando aqui o processo. Abração!!!
rindo rindo rindo aplauso 

ogro

Mensagem  Haroldo em Qui 08 Ago 2013, 21:11

Realmente um trabalho maravilhoso, digno de quem realmente conhece do assunto.
Acompanha e babando, parabéns.
Abraço.

Haroldo

Número de Mensagens : 1993

Mensagem  gaspar em Sex 09 Ago 2013, 10:01

Excelente trabalho.

Parabéns.

gaspar

Número de Mensagens : 241

Mensagem  Ricardodm em Qui 05 Dez 2013, 13:20

16° Dia - 03/12/13

Olá pessoas, voltei !
Acabei dando um tempo no kit devido algumas prioridades pessoais, mas agora é para terminar o tanque de vez. Então chega de blá blá blá e vamos logo para o que realmente nos interessa.

Na última postagem havia encerrado a pintura e aplicação do verniz brilhante. Sendo assim, a próxima etapa são os decais, dentre as quatro versões de decais para essa pintura, resolvi colocar a 5-2nd Artilharia Vietnã.

Tive bastante dificuldade para colocar o decal da estrela por ficar entre os relevos, mas com muita paciência até que ficou satisfatório.
17° Dia - 04/12/13

Separei hoje os acessórios, metralhadora, miras e os canos para pintar separado.

Aqui já nos seus devidos lugares.

Última edição por Ricardodm em Qui 05 Dez 2013, 15:01, editado 1 vez(es)

Ricardodm

Mensagem  gaspar em Qui 05 Dez 2013, 13:58

Excelente. Acompanhando

gaspar

Número de Mensagens : 241

Mensagem  ogro em Qui 05 Dez 2013, 18:57

aplauso aplauso aplauso  Vou montar mais um ! cheers 

ogro

Mensagem  Ricardodm em Sex 13 Dez 2013, 20:12

18° Dia - 12/12/13

Vou começar hoje o envelhecimento do tanque, para começar vou fazer um wash com tintas óleo preto e marron, diluído com EcoSolv, segue na imagem abaixo:

Aqui o resultado do wash após a secagem.

Ricardodm

Mensagem  ogro em Dom 15 Dez 2013, 14:52

Que tesão Ricardodm  aplauso 

ogro

Mensagem  Ricardodm em Qua 18 Dez 2013, 20:54

19° Dia - 16/12/13

Dando continuidade no envelhecimento, fiz um dry-brush com Metallic Grey da Tamiya e utilizei Grafitte em Pó para metalizar alguns lugares de desgaste.

Nas rodas e parte inferior do tanque fiz um efeito de barro e também um pouco de ferrugem, mas de uma maneira que não ficasse uma aparência empoeirada. Não sei se deu para entender...eheheh..mais fácil ver as fotos.

Para esse efeito usei a seguinte técnica:
1° Fiz a laminha com esses dois tons de giz pastel e apliquei nas partes desejadas.

2° Após secar a mistura de giz pastel, fiz um wash um pouco mais forte que o normal com tinta óleo marron (a mesma q usei anteriormente) e apliquei por cima.

Após a aplicação:

Depois de seco:

Ricardodm

Mensagem  ogro em Qui 19 Dez 2013, 05:38

Putz, que show ! Deixe-me ver se entendi ? Vc passou a tinta á óleo dissolvida com o ecosolv e depois raspou os dois giz pastel e jogou o pó em cima, aí foi só esperar secar para obter esse resultado dukaraio de bom ?

ogro

Mensagem  Ricardodm em Qui 19 Dez 2013, 08:43

ogro escreveu:Putz, que show ! Deixe-me ver se entendi ? Vc passou a tinta á óleo dissolvida com o ecosolv e depois raspou os dois giz pastel e jogou o pó em cima, aí foi só esperar secar para obter esse resultado dukaraio de bom ?

Ogro..vou descrever melhor esse processo..

Então é ao contrário do que vc falou...primeiro é giz pastel depois o óleo dissolvido por cima..la vai um passo-passo:

1 - Raspo os dois giz pastel;
2 - No pó de giz adicionei ecosolv (ou água) para fazer uma lama (nada de pó);
3 - Aplique essa lama nas áreas desejadas;
4 - Espere secar;
5 - Dilua a tinta óleo com Ecosolv ....Obs: um pouco mais forte que o wash;
6 - Aplique por cima de onde aplicou a lama de giz pastel;
7 - Espere secar.

Espero ter esclarecido, qualquer dúvida estou a disposição !

Ricardodm

Mensagem  ogro em Sex 20 Dez 2013, 23:11

Valeu pela dica, vou aplicar no próximo !  cheers 

ogro

Mensagem  Admin em Sex 20 Dez 2013, 23:13

FINALIZADO !

Admin
Admin

Número de Mensagens : 409

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:15

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: