F-16C - 1:48 - Academy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

F-16C - 1:48 - Academy

Mensagem  Gigacom em Dom 23 Jun 2013, 02:17

E lá vamos nós para mais um kit cheerscheerscheers

Então pessoal, como havia falado antes, eu resolvi dar um halt no Gripen para poder pintar os misseis dele junto com os misseis do F-16 que estava aqui esperando a vez de entrar na bancada. Bem, a vez do F-16 chegou e comecei a montar o kit na noite da ultima sexta-feira.

Como esse kit da Academy já é um velho conhecido de vocês, vou pular a parte de "apresentações" do mesmo. Quanto a minha análise do kit, fica minha crítica quanto ao manual que está looooooooonge de ser igual a um Revell por exemplo, mas muitissimo melhor que aquela folha cretina de outros kits mais baratos da mesma marca.

De todo modo, o kit é bem bacana. Bons detalhes, encaixes bem precisos, piloto, peças e mais peças. É um prato cheio para qualquer modelista:lol!: .

Mas vamos a montagem. Antes de mais nada, decidi montar esse kit usando tintas esmalte da Humbrol, e eventualmente alguma acrilica da Acrilex. A razão é simples, usei bastante tinta da Acrilex no Gripen e não gostei do resultado... Também, no Gripen tive que misturar as tintas para alcançar um tom semelhante ao que o manual indicava, só que não deu muito certo. Então, para esse F-16 procurei comprar as tintas certinhas, já no ponto de usar, e acredito que terei ótimos resultados.

O primeiro passo da montagem é o de praxe, começamos pelo interior. Esse kit tem um piloto e um cockpit até bem bacana, com detalhes baseados em decais, manetes em plástico, cadeira bem bacana... enfim, gostei do interior.

O Gripen me fez repensar sobre os metódos de aplicação de massa. Eu não quero mais ter que usar lixa no avião, querendo ou não, a gente acaba limando parte do plástico sem querer e isso me desagrada... então, resolvi mascar as regiões onde precisava de massa. O resultado foi simplesmente surpreendente, gastei menos massa, a aplicação foi precisa e o máximo que precisei fazer para tirar o excesso (se é que posso chamar isso assim, pois era simplesmente rídiculo de tão pouca massa em excesso que ficou) foi passar a unha ali numa frestinha ou outra. Simples, eficiente e com resultado muito bom!!!

Resolvi montar o trem de pouso e o jet intake logo agora, antes de pintar a parte de baixo do kit. A razão é simples, queria evitar de ter que colar peças sobre tinta, o que deixa fragilizada a colagem. Dá um pouco de trabalho mascarar a parte pintada depois, mas é mil vezes melhor fazer isso do que ficar recolando e retocando peças que se soltam.

O cockpit ficou simplesmente maravilhoso, mas como sempre algo tem que acontecer, parte da cola (cianoacrilato) evaporou e ficou ali impregnado dentro do cockpit, uma droga... depois penso em como vou limpar aquilo (talvez desmonte o cockpit depois de pintar o avião todo... talvez...).

Bem, e aqui encontramos o avião pronto para a pintura:

E dá-lhe cinza claro. Dessa vez, a tinta é a correta, sem sombra de duvida. Uma prévia de como tá ficando:

E é isso pessoal.

Gigacom

Número de Mensagens : 92

Re: F-16C - 1:48 - Academy

Mensagem  ogro em Dom 23 Jun 2013, 13:43

Gigacom, du caraio seu cockpit aplauso Uma dica, continue usando o mesmo procedimento para a aplicação da massa mas para a remoção, um cotonete levemente embebecido em acetona, passe até remover tudo mas não encharque o cotonete Wink

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  nazifaci em Dom 23 Jun 2013, 14:00

Gut Nachmittag

'M ANSCHAUEN

affraid

AUF WIEDERSEHEN

nazifaci

Número de Mensagens : 587

Mensagem  Canguru em Dom 23 Jun 2013, 16:18

Esse é um clássico! Shocked

Canguru

Número de Mensagens : 689

Mensagem  Haroldo em Dom 23 Jun 2013, 17:39

Maravilhoso, parabéns!
Abraço.

Haroldo

Número de Mensagens : 1993

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Dom 23 Jun 2013, 17:56

MAIS UMA BELA OBRA DE ARTE !!!!!!!!!!!!
ACOMPANHANDO 

ABRAÇOS 
CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3135

Mensagem  Christian Saavedra em Dom 23 Jun 2013, 19:09

Tá ficando muito bom mesmo.
Eu aplico massa dessa forma tambem, é bem mais fácil o trabalho

Parabens pelo belo trabalho !!

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  Gigacom em Dom 23 Jun 2013, 20:16

ogro escreveu:Gigacom, du caraio seu cockpit aplauso Uma dica, continue usando o mesmo procedimento para a aplicação da massa mas para a remoção, um cotonete levemente embebecido em acetona, passe até remover tudo mas não encharque o cotonete Wink

Hummm... excelente dica Very Happy Tá anotado aqui Ogro!

Pessoal, valeu pelos elogios, brigadão mesmo cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Hoje eu dei mais um trato na pintura. Tudo no quarto tá cheirando a água raz até agora, mas o resultado ficou muito bom. Progresso até o momento:

Hoje foi o dia nacional da pintura de exaustor de aviões a jato. Juntei os kits todos e passei o aerógrafo. O F-16 ficou perfeito, já o Mirage e o Mig 21 ainda carecem de um pouco mais de trato... eles vão precisar de grafite, como o Nazi havia me sugerido.

O cinza que passei em baixo do kit, passei também no leme e ali na frente do avião, conforme o manual indicava:

E no final do dia...

Passei outro tom de cinza por cima, como uma capa. O bico foi com um cinza um pouquinho mais escuro, pouca coisa mesmo. Aproveitei para usar esse cinza um pouco mais escurecido do bico para a capa da tubeira. Falta agora pintar a junção tubeira-avião de prata para dar aquela destacada. Nos próximos dias serão os misseis que receberão um trato na pintura. Os Maverik já foram pintados, mas faltam os detalhes, os Sidewinder vão ser pintados juntos com os Amraam do Gripen e do F-22 (sim, comprei um na 1:48, vai ficar show ).

Gigacom

Mensagem  casrlos alberto torrezani em Seg 24 Jun 2013, 11:27

TÁ PROFISSA GIGA,SHOW DE BOLA ,TÔ ACOMPANHANDO:gobiconchers:

casrlos alberto torrezani

Número de Mensagens : 714

Mensagem  NilsonFM em Seg 24 Jun 2013, 12:37

Belos tons.

NilsonFM

Número de Mensagens : 526

Mensagem  ogro em Seg 24 Jun 2013, 19:32

aplausoaplausoaplauso

ogro

Mensagem  Batatinha em Ter 25 Jun 2013, 17:44

Belíssima pintura,parabéns!BasketballBasketball

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Gigacom em Ter 25 Jun 2013, 22:23

Opa pessoal! Valeu!!!

Hoje coloquei o bicho para ficar sob os próprios pés. Mas uma coisa me surpreendeu... estava trabalhando na tubeira e apesar de ter ficado bom, a tubeira acabou descascando um pouco... na hora não entendi bem o porquê, então tinha decidido pintar o anel prateado da junção da tubeira com o avião e depois retocar o descascado na tubeira. Porém, a tinta prateada não tinha ficado legal (ficou muito clara...) daí, quando fui tirar a tinta prateada, aquela tinta da tubeira tava indo junto só que.... GZUIS!!! O NEGÓCIO GANHOU UM BRILHO IMPRESSIONANTE       

Só agora é que vi, essa tinta aqui de metal queimado que comprei adere e fica meio que fosca, com uma camada finissima que saí fácil fácil. Quando essa camada é removida, aí sim é que aparece o efeito da tinta "metal queimado". Foda que quando fui limpar a tinta prata um pouco dessa tinta da tubeira saiu junto, mas percebi como funciona o esquema de polimento. Então, removi tudo e passei uma nova pintura na tubeira. Dei uma leve polida hoje a noite, mas vou esperar para dar uma polida melhor sob o sol (quero fazer isso com bastante luz hehehe).

Resultado até o momento:

Eu acho que assim que começar a colar os decais esse F-16 vai começar a ganhar cara nova. Mas antes dos decais, vou dar um sujada com tinta guache para sombrear os detalhes da fuselagem do avião.

Gigacom

Mensagem  ogro em Qui 27 Jun 2013, 14:04

Esta ficando muito bom !

ogro

Mensagem  Gigacom em Dom 07 Jul 2013, 19:33

Up Cool 

Os Maverick deram um trabalhão, mas saíram. Segui o seu conselho Ogro, para pintar as faixas dos misseis. Deu tudo muito certo, e agora a noite quando a tinta secou tratei logo de colar tudo no avião.

BATATaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAA!!!
Fi, como é que se faz os decais hein? Alguns aqui descolaram e acabaram se rasgando... pode me dar uma ajudinha lol! ?

Por enquanto é só cheers

Gigacom

Mensagem  Christian Saavedra em Seg 08 Jul 2013, 06:34

Gigacom

Esta MUITO bom seu modelo, parabens !!!

Na questão dos decais os amigos devem ter outras soluções, mas posso lhe dar uma...
Nos decas que faço eu uso um verniz spray da acrilex chamado Acrilfix. Ele tem o brilhante, semi brilho e fosco.
com certeza a questão dele "quebrar" está resolvido.

abs !

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  NilsonFM em Seg 08 Jul 2013, 09:19

Giga, existe uma cola chamada A Legítima que se vende em lojas de bijuterias que são ideais para colar canopis. Ela parece cola escolar, branca, mas é muito mais forte. Depois que seca, fica transparente.

NilsonFM

Número de Mensagens : 526

Mensagem  Gigacom em Ter 09 Jul 2013, 19:58

NilsonFM escreveu:Giga, existe uma cola chamada A Legítima que se vende em lojas de bijuterias que são ideais para colar canopis. Ela parece cola escolar, branca, mas é muito mais forte. Depois que seca, fica transparente.

Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad 

E só agora cê me avisa?

puto puto puto puto puto puto 

Gigacom

Mensagem  ogro em Qua 10 Jul 2013, 19:45

Giga, massa de polir carro no canopi Wink Da próxima vez, ou use cola branca '' escolar '' ou use uma micro gota de cola Jet '' cola para dentista '' serve para fazer o kit inteiro Wink Ela é vendida em duas partes e vc só vai comprar a líquida. Para não deixar vão entre a fuselagem e o canopi, vc também pode usar durepoxi. Dependendo da escala, faça uma cobrinha '' misturando as durespoxis '' e aplique no vão, '' não toque os dedos no canopi puto lave bem as mãos e pegue um pincel, deixe um copo com água ao lado e vá molhando o pincel na água '' tire o excesso '' e passe no durepoxi, como se vc estivesse trabalhando com argila. Espero ter ajudado !

ogro

Mensagem  Gigacom em Qua 10 Jul 2013, 22:29

São ótimas as dicas de todos vocês, ótimas mesmo!!! Estou pensando seriamente em tentar tirar o canopi para corrigir esse probleminha. Aquela parte ali da frente acho dificil tirar sem quebrar a peça, mas a parte de trás do canopy dá para tirar, e talvez com muuuuuuuuito cuidado eu consiga limpar aquele embaçado do super bond (eu sei que um pouquinho dágua com algodão darão conta do recado).

Mas só por curiosidade... vocês sabem de algum macete para desgrudar peças coladas com super bond????

Gigacom

Mensagem  ogro em Qua 10 Jul 2013, 23:32

Gigacom escreveu:

Mas só por curiosidade... vocês sabem de algum macete para desgrudar peças coladas com super bond????

Deixa uns dois dias no freezer Wink e puxa com cuidado

ogro

Mensagem  gaspar em Sex 09 Ago 2013, 09:12

Muito bom.

acompanhando.

gaspar

Número de Mensagens : 241

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:06

Conteúdo patrocinado