(Reforma) Boeing 737-200 ex Varig para Cruzeiro

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(Reforma) Boeing 737-200 ex Varig para Cruzeiro

Mensagem  thiagobrasil420 em Qui 23 Maio 2013, 17:53

Boa sras e srs, estou reformando um modelo que fiz da varig e não gostei do resultado final transformando ele em uma pintura da cruzeiro do sul (nostalgia essas pinturas) fotos:

depois de acetona e algodão, sabão em pó e agua de molho e lixalixalixalixalixalixa... antes de pintar

agora só tenhoa uma dúvida.. no varig usei tinta branca acrilex, como sempre uso as acrilex... e me dou muito bem com elas diluidas em vidrex, mas o branco não foi fácil, dei muitas demãos e ficou grosso, feio, e não gostei do final. Ma foto não sei se da pra ver mas a pintura do branco ficou bastente grossa, a tinta estava diluida creio eu que no ponto certo, mas nunca ficava uniforme a pintura, só depois da 74827482 demão, quando fui ver tinha uma camada muito grossa de tinta branca e decidi parar, pra recomeçar do 0..

onde moro a tinta tamiya é 15 reais o potinho, inviável pra mim e me dou muito bem com tintas acrilex e pincel mesmo, sem investimentos grandes pois não posso investir legal nisso.. então qual tinta BRANCA vcs recomendariam? o cara da loja ja me falou do esmalte fosco, já usaram? como é? alguma outra?

thiagobrasil420

Número de Mensagens : 27

Re: (Reforma) Boeing 737-200 ex Varig para Cruzeiro

Mensagem  Gigacom em Qui 23 Maio 2013, 18:18

Latinha de tinta esmalte é caro mesmo... eu resolvi poupar as que comprei, e estou experimentando as da Acrilex por aqui, e com ótimo resultado!!! Só que tô usando aerógrafo... quando vai no pincel, fica meio ruim mesmo... só obtive um resultado satisfatório com pincel quando usei tinta esmalte.

Se posso dar uma dica, é sugerir que você dilua a tinta branca em alcool (não precisa ser o isopropilico, pode ser alcool comum, mas vê se não vai usar cachaça!). O alcool seca mais rápido, e o pigmento tende a ficar mais uniforme, exigindo menos demãos.

Uma outra dica é usar a pintura com pincel sempre em uma mesma direção. Por exemplo, pintar indo da ponta em direção ao outro lado do avião, assim o resultado tende a ficar melhor. Ah! Como é tinta acrilica, deixe secar muuuuuuuuuuuuuuuuuito bem antes de aplicar uma demão, senão acaba melecando tudo...

Gigacom

Número de Mensagens : 92

Mensagem  thiagobrasil420 em Qui 23 Maio 2013, 18:48

Eu gosto bastente de pintar com o pincel, acredito que com o aerografo o resultado seja melhor mas eu gosto bastante do pincel, ele simboliza a arte, não sei, cada um com seu gosto... mas na foto você ve, o prata debaixo, o azul, todos eles foram no pincel, e eu achei que ficou bom, somente o branco que foi um perrengue.... vc diz diluir a tinta acrilex branca em alcool? ou vidrex e alcool? Obrigado pela ajuda ae!!!

thiagobrasil420

Mensagem  Batatinha em Qui 23 Maio 2013, 19:36

Quer fazer Cruzeiro,me passa um pvt com o seu endereço que te mando um decal!
Quanto a uso de tinta,acho melhor ir para as brilhantes,mais fácil de aplicar decais,se for usá-los.

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Gigacom em Qui 23 Maio 2013, 19:44

thiagobrasil420 escreveu:Eu gosto bastente de pintar com o pincel, acredito que com o aerografo o resultado seja melhor mas eu gosto bastante do pincel, ele simboliza a arte, não sei, cada um com seu gosto... mas na foto você ve, o prata debaixo, o azul, todos eles foram no pincel, e eu achei que ficou bom, somente o branco que foi um perrengue.... vc diz diluir a tinta acrilex branca em alcool? ou vidrex e alcool? Obrigado pela ajuda ae!!!
Sim, isso mesmo. Eu acredito que assim ela deixa de ficar com aquele visual de "diluído demais". Mas cá entre nós... talvez uma tinta baseada em óleo seja melhor... já pensou em usar spray? Pode não ser tão caro por aí, e rende bastante, sem falar que dá um visual supimpa! Acho que vale a pena o investimento, nem que seja só para uma cor.

Gigacom

Número de Mensagens : 92

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 00:25

Quer fazer Cruzeiro,me passa um pvt com o seu endereço que te mando um decal!
Quanto a uso de tinta,acho melhor ir para as brilhantes,mais fácil de aplicar decais,se for usá-los.

esse decal seria o do 737-200? e o preço dele? a que eu usei nesse modelo da varig era branco brilhante, mas como eu disse eu ia dando demãos e não ficava uniforme...

Sim, isso mesmo. Eu acredito que assim ela deixa de ficar com aquele visual de "diluído demais". Mas cá entre nós... talvez uma tinta baseada em óleo seja melhor... já pensou em usar spray? Pode não ser tão caro por aí, e rende bastante, sem falar que dá um visual supimpa! Acho que vale a pena o investimento, nem que seja só para uma cor.

nunca usei as tintas spray, alguma marca que vc possa recomendar? mas eu ainda botaria em preferência opções mais baratas.. to com medo de misturar vidrex + alcool + branco e pintar e ter o mesmo problema... queria ver qual é da esmalte

thiagobrasil420

Mensagem  Christian Saavedra em Sex 24 Maio 2013, 06:35

e aí Thiago, tudo bem ??

O tinta spray como o amigo citou acima fica muito bom !! Uma lata não é muito cara... (Deve ser em torno de 8 a 15 reais). Elas geralmente são esmalte sintético brilhante se secam rápido (30 min ao toque). Caso vc opte por esta opção vale lembrar que o branco voce vai precisar dar no mínimo duas demaos... Não tente atingir o acabamento ideal na primeira demão pois isso vai fazer com que a tinta escorra.

Boa sorte na reforma !!
Estou acompanhando

abs

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  Batatinha em Sex 24 Maio 2013, 09:20

Não quero nada...é só me mandar o seu endereço! Wink

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  NilsonFM em Sex 24 Maio 2013, 09:27

Amigo, o primeiro passo e o mais importante vc já deu, foi tirar a tinta. Estava mesmo bem feinho (rsrsrsrsrsrs)
Eu também já pintei muito com pincel e fui a cada montagem melhorando e quando achei que tinha descoberto uma técnica boa, passei para o aerógrafo e não me arrependo.
Minha dica é o seguinte: Use tinta acrilex e dilua com Vidrex ou cera Brilho Fácil. Se for usar Vidrex, tem que passar o prime mas com o BF não é necessário mas se tiver o prime, passe assim mesmo. Passe uma mão de tinta com diluição normal e depois passe duas mãos com tinta bem diluída. Seque com secador de cabelo que vai mais rápido. Quando achar que a pintura está do seu agrado, sele com vernix brilhante ou com BF mesmo.
Como é aviação civil, não use tinta fosca. Deixe bem liso para evitar os malditos silvering dos decalques.

NilsonFM

Número de Mensagens : 526

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 12:52

Não quero nada...é só me mandar o seu endereço!

Obrigado !!!

thiagobrasil420

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 13:01

e aí Thiago, tudo bem ??

O tinta spray como o amigo citou acima fica muito bom !! Uma lata não é muito cara... (Deve ser em torno de 8 a 15 reais). Elas geralmente são esmalte sintético brilhante se secam rápido (30 min ao toque). Caso vc opte por esta opção vale lembrar que o branco voce vai precisar dar no mínimo duas demaos... Não tente atingir o acabamento ideal na primeira demão pois isso vai fazer com que a tinta escorra.

Boa sorte na reforma !!
Estou acompanhando

abs

Certo, acho que vale a pena o investimento num spray e parar de quebrar a cabeça com o maldito branco!! hahaha você sabe onde posso adquirir essa tinta spray e me recomendar alguma marca? agradeço desde ja!

Amigo, o primeiro passo e o mais importante vc já deu, foi tirar a tinta. Estava mesmo bem feinho (rsrsrsrsrsrs)
Eu também já pintei muito com pincel e fui a cada montagem melhorando e quando achei que tinha descoberto uma técnica boa, passei para o aerógrafo e não me arrependo.
Minha dica é o seguinte: Use tinta acrilex e dilua com Vidrex ou cera Brilho Fácil. Se for usar Vidrex, tem que passar o prime mas com o BF não é necessário mas se tiver o prime, passe assim mesmo. Passe uma mão de tinta com diluição normal e depois passe duas mãos com tinta bem diluída. Seque com secador de cabelo que vai mais rápido. Quando achar que a pintura está do seu agrado, sele com vernix brilhante ou com BF mesmo.
Como é aviação civil, não use tinta fosca. Deixe bem liso para evitar os malditos silvering dos decalques.

estava bom para o meu primeiro modelo da aviação civil, normalmente monto os da segunda ou primeira guerra, que tem cores escuras como verdes, etc... e são mais fáceis de fazer o acabamento. Mas decidi recomeçar do 0, acho que pintei com muita pressa, agora estou na calmaria.. estou usando primer sim, tinta acrilex e diluição em vidrex, meu verniz brilhante é o BF e o fosco um da suvinil em spray, pode ver que não tenho muitos materiais bons e caros, mas mesmo assim consigo um resultado que eu gosto, e é isso que me agrada mais! acho que essa é a arte do negócio!

thiagobrasil420

Mensagem  Canguru em Sex 24 Maio 2013, 13:43

Fala Thiago!

O pessoal aí já deu dicas valiosas. Apenas vou lhe passar minha experiência, haja vista que atualmente ainda é com pincíes e tintas Acrilex! lol!

Seguinte: uma boa preparação do modelinho antes da pintura pode ajudar bem. Bastante lixa para deixá-lo lisinho e passe um primer. Se necessário for, repita essa sequência até obter uma superfície sem imperfeições. Antes de iniciar a pintura, dê uma "quebrada" de leve no primer com lixa bem fininha, coisa pouca, facilitará. Gorduras ou manchas de óleo no modelinho também atrapalham a pintura. Como já disse, ainda uso somente tintas Acrilex foscas, aquelas PVA, pois aplico verniz que irá conferir o brilho final. Faço a diluição e, como já foi falado, o uso do pincel requer alguns cuidados como passá-lo sempre no mesmo sentido e, em áreas mascaradas, nunca ir de encontro à fita. Mas é necessário paciência, principalmente com a cor branca. Costumo dar uma demão, espero secar bem, lixo as partes que ficaram com imperfeições, dou outra demão, lixo novamente e assim vou fazendo até ficar satisfatório. Mesmo após a última demão, ainda corro uma lixa antes do verniz fosco e por fim o verniz brilhante, se for o caso.

Mais para frente investirei num aerógrafo e equipamentos para pintura. Como faço meus modelos em madeira, ultimamente comprei serra, retífica e outros acessórios e, sendo assim, o aerógrafo vai ficar para depois. Entretanto, ele é um artigo que muda a qualidade da pintura, isso é inegável. Mas como o modelismo não é meu ganha-pão, vou me divertindo com pincéis mesmo!

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Márcio

Canguru

Número de Mensagens : 689

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 14:28

Márcio obrigado pelas dicas, mas eu me dou bastante bem com o pincél, todas essas coisas de passar em um só sentido e tal.. tudo foi na prática que aprendi.. hahahaha sempre do nariz, para a cauda, como o ar flui no avião, aqui vai uma foto de um modelo que fiz recentemente, com acrilex e pincel...

com outras tintas eu dou umas 3, no maximo 4 demãos e já está ok, nesse japonês eu dei umas 3 demãos do verde e tava uniforme.. mas com o branco mesmo depois da 5, 6, 7, hahahaha não ficava bom... acho que vou pelo spray brilhante mesmo.. e a parte cinza embaixo (palavra censurada) com acrilex preto + branco. Mas a tinta esmalte que o vendedor da loja me recomendou, alguém ja usou? sabe como é com o branco?

acho que são essas aqui..

até...

thiagobrasil420

Mensagem  NilsonFM em Sex 24 Maio 2013, 15:02

Que loja foi essa? Está parecendo umas tintas que usei no princípio, indicada e vendida pelo Sr Naylor.

NilsonFM

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 15:32

este mesmo!!!!! lojinha ali na tijuca.. é jogo de marketing dele?

thiagobrasil420

Mensagem  NilsonFM em Sex 24 Maio 2013, 15:43

thiagobrasil420 escreveu:este mesmo!!!!! lojinha ali na tijuca.. é jogo de marketing dele?
Gente boa ele mas faz tempo que parei de comprar lá. É mais caro do que posso.

NilsonFM

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 16:10

Gente boa ele mas faz tempo que parei de comprar lá. É mais caro do que posso.

realmente.. mas só conheço lá ou no centro, ambas são caras mas o naylor tem mais opções, sabe alguma outra aqui no RJ?

thiagobrasil420

Mensagem  NilsonFM em Sex 24 Maio 2013, 16:25

Eu só compro agora pela internet. Ou em sites especializados nacionais ou no Mercado Livre. É mais barato e mas prático.

NilsonFM

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Sex 24 Maio 2013, 19:41

BELISSIMO TRABALHO THIAGO
VAI FICAR SHOW DE BOLA
SABE, EU TAMBEM NÃO TENHO AEROGRAFO
JÁ TIVE, E NÃO ME ACOSTUMEI
HOJE (palavra censurada) MEUS MODELINHOS COM O COLOGIN SPRAY
ATÉ QUE É TRANQUILO , POREM ,DEVE-SE TER CUIDADO
APLICANDO SEMPRE A DISTANCIA, DE UNS 40 CM. PRA NÃO ESCORRER
E, SÓ ,APLICAR COM TEMPERATURA ACIMA DE 19"C
CASO CONTRARIO, FICA UMA DROGA
TAMBEM USO COMO PRIMER COLORGIN ,MAS, APOS A APLICAÇÃO,
DEVE-SE USAR UMA LIXA BEM FININHA PRA ALISAR OS POROS
QUALQUER COISA TAMOS AS ORDENS
ABRAÇOS
CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3135

Mensagem  thiagobrasil420 em Sex 24 Maio 2013, 20:44

Valeu carlao! Acho que vou comprar o colorgin spray na cor branca.. As outras cores vou ficar na boa e velha acrilex.. O primer uso da colorgin tambem e acho de boa

thiagobrasil420

Mensagem  Haroldo em Sex 24 Maio 2013, 21:07

Thiago, boa sorte com as tintas, eu também uso as Acrilex e pincel, e me dou bem com elas, e como monto militares, é mais fácil, pelo menos para mim.
Já me aventurei com os civis, mas ... não deu certo, digamos assim. Rolling Eyes
Acompanhando.
Abraço.

Haroldo

Número de Mensagens : 1993

Mensagem  ogro em Sex 24 Maio 2013, 21:31

thiagobrasil420 escreveu:Márcio obrigado pelas dicas, mas eu me dou bastante bem com o pincél, todas essas coisas de passar em um só sentido e tal.. tudo foi na prática que aprendi.. hahahaha sempre do nariz, para a cauda, como o ar flui no avião, aqui vai uma foto de um modelo que fiz recentemente, com acrilex e pincel...

com outras tintas eu dou umas 3, no maximo 4 demãos e já está ok, nesse japonês eu dei umas 3 demãos do verde e tava uniforme.. mas com o branco mesmo depois da 5, 6, 7, hahahaha não ficava bom... acho que vou pelo spray brilhante mesmo.. e a parte cinza embaixo (palavra censurada) com acrilex preto + branco. Mas a tinta esmalte que o vendedor da loja me recomendou, alguém ja usou? sabe como é com o branco?

acho que são essas aqui..

até...

Muito bem feito esse japa aplauso Usa tinta de latinha para modelismo, talvez eu até tenha alguma coisa aqui já que não uso mais, a questão é eu me lembrar de olhar, tomo muita bolinha para a cabeça de bola de boliche funcionar rindo

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Christian Saavedra em Sab 25 Maio 2013, 06:22

Thiago,

Os spray voce compra com facilidade em lojas de material de construção/ferragens e tb em loja de tintas imobiliarias/automotivas.
O mais fácil de achar é a marca Colorgim, mas existe outras tb...

Antes de comprar o aerógrafo, eu sempre usava os sprays cor branco e prata, pois são os básicos da aviação civil. Para as outras cores (no pincel), usava esmalte sintético....

abs

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  thiagobrasil420 em Sab 25 Maio 2013, 15:47

Obrigado pela dica cristian!

thiagobrasil420

Mensagem  NilsonFM em Sab 25 Maio 2013, 19:05

Christian Saavedra escreveu:Thiago,

Os spray voce compra com facilidade em lojas de material de construção/ferragens e tb em loja de tintas imobiliarias/automotivas.
O mais fácil de achar é a marca Colorgim, mas existe outras tb...

Antes de comprar o aerógrafo, eu sempre usava os sprays cor branco e prata, pois são os básicos da aviação civil. Para as outras cores (no pincel), usava esmalte sintético....

abs

Pena que a Caçula do Centro pegou fogo. Lá tinha tudo. buáááááá

NilsonFM

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:48

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: