Anseriz Railways - Modulos Caixas APA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Zé Brito em Ter 19 Mar 2013, 19:58

Olá hoje vou desenvolver um tema que estou a fazer, tomei a liberdade de postar por aqui este tópico, se acharem por bem, deixo a uma vossa consideração.
A ideia é a de fazer pequenos modulos de ferromodelismo, na escala H0 1:87, de forma a que cada modulo seja um pequeno cenário do mundo em miniatura dos comboios, com paisagens, casas, pequenas estações, pequenos troços de linha ferroviária, e que os modulos depois de feitos se possam ligar entre si e formar um conjunto ficando como que uma maquete, um cenário maior com mais pormenores, e detalhes, e que os mesmos se possam ligar entre si alternando a disposição, das mais variadas maneiras, podendo ser feitos sempre cenários diferentes, esta ideia é apenas um conjunto de várias, a que fui buscar inspiração, noutros locais, e de outros modelistas de ferromodelismo, a ideia não é nova, é apenas a minha intrepretação desse conceito, que já tem alguns seguidores por esse mundo modelistico.

Nos Estados Unidos, e na Inglaterra, o conceito é APA Box Model Railroading, os modulos são feitos nas caixas APA da empresa IKEA, por lá fazem o interior dos modulos, noutras escalas de ferromodelismo, eu por aqui irei fazer, na escala H0 1:87, que é a minha habitual escala de construção, na base deste fenómeno, estão as caixas de arrumação APA da IKEA, vendidas pela IKEA em Portugal, são bastante simples de montar e quando montadas no seu conjunto são resistentes, e bastante boas para este efeito, o seu preço ronda os 14.99 €; estive a pesquisar e pareçe-me que no brasil não é comercializado esta marca a ikea, mas a minha ideia é a de partilhar conhecimentos convosco, e sugestões que depois se quiserem podem adaptar, ficam as ideias para quem a quiser aproveitar.

Neste projecto vou fazer ainda mais pesquisa e desenvolvimento de ideias, mas a base da mesma está feita, fui ao armazem da Ikea e comprei duas caixas APA, e também luzes de led´s, para aplicar na iluminação do interior dos modulos, na minha bancada de modelismo montei uma caixa e coloquei as luzes, e começei a experimentar como irei prosseguir, neste projecto, coloco aqui de seguida as imagens dessa parte, só para vos dar uma ideia, e também fotos de algum do material que costumo usar.

Esta é a caixa de arrumação APA da IKEA.

A caixa de arrumação da Ikea, e os leds.

O inicio da montagem.

Já com as luzes ligadas.

Aproveito só para deixar alguns link´s onde fui buscar inspiração para estes trabalhos assim dá para verem melhor a ideia, que procurarei fazer por aqui.

Link do fórum The GnAtterBox - The Wharf -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7840

Link do fórum The GnAtterBox - Sheds and Sandhills -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7795

Link do fórum The GnAtterBox - Holmes Farm Junction -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7726

Link do fórum The GnAtterBox - W. H. Atsonur Mine -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=8317

Link de Ian Holmes's Album: APA Box Micro Layout
http://www.trainlife.com/albums/view/5113

Link de Big Blue Train Forum - D&RGW on IKEA APA Boxes Modular H0n3
http://www.the-gauge.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6387

------------------

Dei mais um pequeno desenvolvimento nesta construção, pintei a caixa com bondex, mas na verdade não me correu lá muito bem, ainda vou ter de melhorar essa parte, vou lixar tudo e pintar de novo, as fotos que se seguem, é mesmo só para mostar, os avanços que fiz até agora, já coloquei a linha férrea, e também coloquei o terreno, que é esponja de flores, assim fica com mais relevo, também coloquei o balastro, e também coloquei a foto de paisagem, para dar o efeito de profundidade, agora vou caracterizar a linha do comboio, e continuar esta ideia.

Nesta foto também estão as pegas que vou colocar na caixa, e as dobradiças para a tampa.

----------

Na altura o bondex que dei não saiu bem, vou lixar tudo e pintar tudo de preto, acho que fica melhor.

Esquema das medidas para uma via.

Esquema das medidas para duas vias.

Ideia para proteger as linhas em transporte, que ainda estou a desenvolver, usarei uma caixa em plastico, de cada lado, que se coloca e tira quando em transporte.

Ainda vou procurar aperfeiçoar este conceito, mas as medidas princípais seram estas, qualquer sugestão, dicas ou ideias são sempre bem-vindas, obrigado por acompanharem, brevemente darei mais updates, até breve, um abraço. Very Happy

Zé Brito

Número de Mensagens : 52

Re: Anseriz Railways - Modulos Caixas APA

Mensagem  Leodotrem em Ter 19 Mar 2013, 21:46

aplauso aplauso aplauso

MUITO BOM AMIGO, FICA BEM LEGAL DEPOIS DE PRONTO. GOSTEI DA IDÉIA E FICO NA ESPECTATIVA DE NOVOS TRABALHOS COMO ESSE. PARABÉNS PELA IDÉIA E CRIATIVIDADE.

Leodotrem

Número de Mensagens : 85

Mensagem  Batatinha em Qua 20 Mar 2013, 12:59

Sem palavras! aplauso aplauso aplauso

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Pacheco em Qua 20 Mar 2013, 13:14

Muito bom... aplauso

Pacheco

Número de Mensagens : 3054

Mensagem  ogro em Qua 20 Mar 2013, 17:57

PQP, tu és o gajo mesmo ! aplauso

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Christian Saavedra em Qua 20 Mar 2013, 19:32

MARAVILHOSO Zé Brito !

Muito bem feito !!!

Parabens !!

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Qua 20 Mar 2013, 22:57

ogro escreveu:PQP, tu és o gajo mesmo ! aplauso

E DIGO-LHE MAIS :

MUITO GIRO !!!!!!!!!
ABRAÇOS

CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3135

Mensagem  gaspar em Sex 09 Ago 2013, 11:09

Caramba. Que resultado é este. Excelente trabalho.
aplauso aplauso 
O Loco sô 

gaspar

Número de Mensagens : 241

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:26

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: