O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  Marcius em Dom 17 Jun 2012, 00:48


A versão inicial TA-4 Skyhawk foi introduzida em 1956, visando prover a Marinha Americana de uma versão de treinamento e conversão para seus modelos monopostos ( salientando que as primeiras células foram conversões de do modelo A-4B ), basicamente este modelo deveria manter todas a funcionalidades do primeiro permitindo maior eficácia em sua missão. Além de prover esta conversão estes modelos tinham como missão também substituir o modelo TF-9J Cougar com a  versão TA-4J , desta maneira este modelo viria a se tornar o vetor padrão de instrução avançada na Marinha Americana, por décadas até começar a ser substituído pelos novos jatos de instrução T-45 Goshawk . Seguindo o sucesso da versão monoplace os TA-4 foram exportados para 10 países e sua produção total englobando todas as versões atingiu a cifra de 345 unidades, sendo que as últimas a serem produzidas foram seis aeronaves da versão TA-4KU pertencentes a um contrato de compra do Kuwait.

O contrato de aquisição ( Purchase Agreement ) firmado entre a Marinha Brasileira, o fabricante e o governo do Kuwait em  30 de Abril de 1998 previa o fornecimento de três células da versão TA-4KU, juntamente com as 20 unidades do vetor monoposto, os mesmos sofreram ainda no pais de origem revisões e inspeções , sendo posteriormente transportadas ao Brasil onde viriam a receber novo esquema de camuflagem e marcações nacionais. Apesar de serem aeronaves usadas vieram dotadas de um respeitável pacote de eletrônica embarcada ( superior até mesmo ao existente neste período nos modelos operados pela FAB ).

Já em operação a partir de 2000, os denominados AF-1A são empregados basicamente na quarta fase de treinamento das equipagens, sendo esta a de transição operacional , preparando assim os pilotos para plena operação do AF-1, infelizmente o reduzido número de células existentes limita a operação deste modelo tendo como base somente as bases em terra nao sendo embarcadas no A-12 São Paulo. No ano de 2009 com a definição do projeto de modernização, decidiu-se incluir estas três unidades no processo, sendo que em 2010 o AF-1A N-1023 foi entregue a Embraer para servir de protótipo para a atualização dos modelos, extendendo assim sua carreira operacional até o ano de 2025.

Para representarmos o AF-1A "MB 1021" optamos pelo antigo kit da Monogram ( reeditado posteriormente pela Revell) na escala 1/48, como modelo original refere-se a versão OA-4M, a customização para o modelo TA-4KU requer modificações, principalmente na remoção de sensores e antenas de aviônica espalhados por toda a fuselagem. Empregamos decais  de excelente qualidade do fabricante FCM presentes no set 48/044.



Bibliografia :

- Revista Força Aérea Número 13   - Luciano Melo Ribeiro
- Revista Força Aérea Numero 21 - Eduardo Baruffi Valente
- Asas Sobre o Mares - Aviação Naval Brasileira, Prof Rudnei Dias Cunha
- McDonnell Douglas A-4 Skyhawk - Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_A-4_Skyhawk
- Poder Naval - www.naval.com.br , Alexandre Galante

http://armasnacionais.blogspot.com.br/2014/08/asa-fixa-retorno-da-aviacao-embarcada-ii.html


Última edição por Marcius em Sab 30 Ago 2014, 17:40, editado 1 vez(es)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 593
Idade : 43
Localização : Aldeia da Serra
Pontos : 881
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  Haroldo em Dom 17 Jun 2012, 21:26

Parabéns Marcius, sem sombra de duvidas, maravilhoso.
Abraço.
avatar
Haroldo

Número de Mensagens : 2009
Idade : 64
Localização : Guariba/SP
Pontos : 1953
Data de inscrição : 17/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  ogro em Seg 18 Jun 2012, 19:42

Um belíssimo trabalho Marcius ! E o São Paulo, já consertaram ?
avatar
ogro

Número de Mensagens : 12016
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10557
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  Marcius em Sab 30 Ago 2014, 17:40

Atualizado :)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 593
Idade : 43
Localização : Aldeia da Serra
Pontos : 881
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  Batatinha em Dom 07 Set 2014, 22:06

É um tanto raro vermos a nossa versão biplace montada!
Linda montagem,ficou realmente muito bom. aplauso

_________________

A.Bell
avatar
Batatinha

Número de Mensagens : 7328
Idade : 51
Localização : São Paulo
Pontos : 4846
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Renascimento da Aviação Embarcada - Parte II

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum