Chevrolet SSR

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chevrolet SSR

Mensagem  flowgar em Seg 02 Abr 2012, 09:24

Do Conceito a Realidade

Em junho de 1999, Wayne Cherry, então vice-presidente de Design da GM Centers, propôs sua visão para o desenvolvimento de um veiculo para a Chevrolet; Um veículo que iria celebrar a rica herança da empresa automotiva e oferecer um vislumbre de seu futuro. A inspiração para o design SSR viria das pickups Chevrolet dos anos 50. Estes caminhões tornaram-se a escolha por excelência para os amantes do street-rod. Eles também capturam o espírito da filosofia de design SSR - uma forte marca visual e o desempenho do poderoso motor V8, duas marcas registradas da orgulhosa herança da Chevrolet. Ed Welburn, que chefiou o Centro de Design da GM de Marca Corporativa (CBC) na época, orientou uma equipe de jovens projetistas através das primeiras sessões de brainstorming, explorando uma variedade de soluções de design. A inspiração do projeto Digital do SSR utilizou tecnologia avançada na CBC. Este estúdio de design digital, que trabalha em um mundo virtual, não usa modelos em escala (em argila) como tradicionalmente é comum. Em vez disso, eles usam um processo computacional orientado para explorar opções de design. Isso significa maior velocidade, maior precisão de design e melhor integração com os parceiros do estúdio de engenharia para compartilhar dados, estudar peformance estrutural e integrar inovações em design.

As revisões de design foram realizadas no estúdio de realidade virtual onde ambos, Wayne e Ed, acompanhavam o progresso e desenvolvimento do tema diariamente. Com o processo em desenvolvimento, vários benefícios foram estudados, como o desenvolvimento do teto (hardtop) retrátil patenteado do SSR. Em julho de 1999, apenas três semanas depois de iniciado o projeto, os primeiros modelos virtuais full-size, criados usando o software de computador, estavam prontos.

Conforme palavras de Glen Durmisevich, gerente de projeto do SSR, Com o design e a modelagem feitos inteiramente no computador, podemos simular e estudar os reflexos de luz de três superfícies dimensionais e criar animações full-motion, tudo ao mesmo tempo.

O SSR entrava então para a próxima fase, a de desenvolvimento, e foi feito um modelo em escala. Outro marco foi alcançado, a partir do primeiro esboço para aprovação passaram-se apenas oito semanas. A capacidade do design digital tinha provado, e com uma janela de apenas um mês para construir um modelo em escala para uma revisão, ser uma ferramenta valiosa. O modelo foi concluído a tempo em um esforço orquestrado de comunicação através de um processo de fluxo constante de modificações e aperfeiçoamentos. A precisão era crítica e fazê-lo direito era a prioridade, além da velocidade. Revelado pela primeira vez para a Equipe de Liderança Corporativa, o modelo SSR provocou uma reação espontânea e um questionamento imediato: "Podemos apresenta-lo para o público norte-americano no Auto Show Internacional em janeiro? " O show iria abrir em menos de quatro meses.

Apresentado no North American International Auto Show 2000 em Detroit, a reação ao carro conceito SSR foi instantânea e positiva, tão positiva, de fato, que, enquanto a imprensa e o público estavam experimentando o veículo pela primeira vez, os designers e engenheiros da GM foram já olhando para o futuro. Trazendo a SSR para a Vida, de uma perspectiva de design, o Chevy SSR mudou-se para a fase de produção sob a direção do (então) Designer Chefe do veículo, Bill Davis. Tom Davis (nenhuma relação com Bill), então vice-presidente do Grupo Truck GM, montou uma equipe de engenheiros para trabalhar com a engenharia e parceiro ASC, Inc. e coordenar a atividade de engenharia de produção do SSR. Para a equipe de produção, as ordens eram claras: Entregar o veículo pronto. Seu sucesso foi evidente quando, em agosto de 2001, o primeiro veículo, na cor amarela, saiu da fábrica.

O SSR gerou uma cativante resposta emocional, com um design ousado e limpo, simples e sofisticado. No geral, o Chevy SSR tinha a frente baseado nos clássicos trucks da década de 50, as pick-ups de corpo extenso e formas voluptuosas, incluindo uma caçamba integrada em uma postura agressiva, e fiel à sua herança, o SSR tem esculpidas formas redondas que dão a visão limpa e sofisticada. O painel e seus detalhes em alumínio polido foi construído usando-se os dados originais gerados pelo o modelo 3D virtual.




Ao longo dos próximos meses, a Chevrolet continuou a desenvolver e refinar o SSR (Signature Series) até que o primeiro veículo de série foi produzido em dezembro de 2002.




Última edição por flowgar em Dom 08 Abr 2012, 07:02, editado 3 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevrolet SSR

Mensagem  flowgar em Seg 02 Abr 2012, 15:48



O Kit Revell-Monogram Chevy SSR 1/25 No. 17206



Em uma caixa atraente, o kit da Revell é composto de 100 partes, mais pneus de borracha e acessórios. As principais árvores foram injetadas nas cores branca, preta, cinza e cromado. Uma árvore vem com os vidros, com lentes das lanternas de alerta em vermelho, as ponteiras dos escapamentos são em metal e há uma tela para a grade dianteira, mais parafusos e grampo de fixação da roda dianteira. Uma folha de decal contém as partes para o painel e a opção esportiva para o modelo.



























Última edição por flowgar em Dom 08 Abr 2012, 07:04, editado 3 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Seg 02 Abr 2012, 18:32

Além de um carro muito bonito ( eu não conhecia ), é bom ter quem os monte por aqui ! aplauso

O Loco sô

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Batatinha em Ter 03 Abr 2012, 09:46

Brilhante apresentação!
Vou gostar de ver o passo a passo.

_________________

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7278
Idade : 51
Localização : São Paulo
Pontos : 4790
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 1

Mensagem  flowgar em Ter 03 Abr 2012, 14:21

Estudando o manual de montagem, decidi começar pela pintura com as cores básicas principais divididas entre o preto, o alumínio e o vermelho (carroceria).



Comecei pelo preto, o chassi e as árvores contendo partes do motor, transmissão e suspensão, painéis e bancos foram pintadas com aerógrafo usando a tinta Tamiya acrílica semi gloss Black.







A árvore contendo o bloco do motor foi pintada com tinta esmalte Humbrol alumínio.







Para a carroceria e suas partes escolhi inicialmente a tinta acrílica da Testor vermelha.



Como solvente para os acrílicos utilizei o thinner da Tamiya e posteriormente notei que ela possui um retardador, a secagem fica lenta, para alguns casos pode ser útil. Após algumas horas, olhando para o resultado do vermelho utilizado, não fiquei satisfeito com o tom da mesma e decidi tentar outra opção.
A Krylon produz um spray de tinta acrílica que não ataca o plástico e tem um ótimo acabamento.




Utilizando o spray na cor vermelha, iniciei a pintura da carroceria por cima da aplicação antiga (Testor), mas depois de alguns minutos a pintura começou a craquear, desastre total.




Última edição por flowgar em Dom 08 Abr 2012, 07:07, editado 3 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Ter 03 Abr 2012, 16:36

Putz, que tremenda zica ! ferrou porra

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 2

Mensagem  flowgar em Qua 04 Abr 2012, 10:18

Pois é colega, uma tremenda zica, eu não esperava isto, mas...



Deixei a pintura a secar pelas próximas 48 horas e voltei minha atenção para a montagem dos outros componentes.

Iniciei a montagem pelo motor, muito bem reproduzido, um Vortec 5.3 litros V8 hidramático de 300hp. O bloco deste motor é de alumínio, o que o faz 45Kg mais leve que a versão standard utilizada nas pickups da marca, além de possuir maior durabilidade e funcionamento mais silencioso.



Em seguida parti para o chassi. A suspensão é de molas helicoidais e a transmissão traseira do diferencial Torsen é muito bem reproduzida e de fácil encaixe.
O diferencial do SSR foi desenvolvido para o Chevrolet Camaro e sua tecnologia é utilizada por diversas equipes de corrida.
O controle de tração é gerenciado eletronicamente calculando o ângulo do eixo e a inércia, distribuindo a força entre as rodas.




Aqui eles prontos...



Última edição por flowgar em Qui 05 Abr 2012, 08:09, editado 1 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Qua 04 Abr 2012, 12:02

aplauso Meu filho adora carros, manda brasa aí que eu e ele estamos acompanhando !

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Batatinha em Qua 04 Abr 2012, 18:57

Puxa uma pena esses probleminhas mas faz parte!

_________________

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7278
Idade : 51
Localização : São Paulo
Pontos : 4790
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 3

Mensagem  flowgar em Qui 05 Abr 2012, 08:08

Voltando a carroceria, a melhor opção foi retirar toda a tinta, e para isto mergulhei o conjunto em uma tina com água e soda cáustica.
Após algumas horas, com uma escova retirei a tinta e posteriormente lixei com uma lixa d´agua. Deixei o conjunto secando durante a semana e parti para a próxima etapa.




A próxima etapa foi a montagem do conjunto interno, o painel, bancos, direção, etc.
A instrução indica que se pinte o arco de encosto dos bancos na cor alumínio, mas eu decidi incrementar utilizando uma folha fina de alumínio, cortado na medida e colada a volta do arco.
Os decais dos relógios indicadores de velocidade, rotação, etc., foram colados ao painel correspondente e depois coberto com verniz brilhante para simular vidro.



Decais diversos foram utilizados no bloco do motor e no conjunto interno antes de finalizar sua montagem.





Um pouco mais sobre o motor Vortec, funcionando com a gasolina norte-americana a 87 octanas, acelera o Chevy SSR de zero a 100 km/h em 6 segundos. Pintei também as linhas de painéis do interior do carro em prata Humbrol.
O motor bem detalhado já vem em alto relevo com a fiação das velas e bastou pinta-las de vermelho. Posteriormente, ao mostrar o resultado aos amigos, muitos pensaram que eu tivesse feito os fios e colado.






[Todo o conjunto foi fixado no chassi e aproveitei para pintar mais alguns detalhes internos. Consultando fotos e filmes vi que em vários Chevy´s o painel central vem na cor da carroceria que então pintei usando a tinta Krylon e pincel.





Última edição por flowgar em Sex 06 Abr 2012, 06:12, editado 1 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Qui 05 Abr 2012, 20:01

Perfeito o o motor. Aliás, perfeito o cunjunto motor, chassi, extremamente harmônico ! aplauso

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 4

Mensagem  flowgar em Sex 06 Abr 2012, 06:11

É colega, o motor é tão bem reproduzido que apenas um mínimo de trabalho já o deixa muito bom. Eu pensei na possibilidade de não fixar a carroceria ao chassi de forma a poder desencaixar e mostrar todos os detalhes, mas adiante explanarei porque não foi possível.
Passei então a pintura da carroceria, utilizando o Krylon, dei três demãos sucessivas. Minutos depois, infelizmente, percebi que não lixei o suficiente. Como a carroceria foi injetada na cor branca e eu não passei um primer cinza ou de outra cor, muitas imperfeições (ranhuras) passaram despercebidas, mas já era tarde para mexer e decidi deixar como estava.

A próxima etapa seria a colocação dos diversos componentes cromados na carroceria, que antes ficou alguns dias secando.







Última edição por flowgar em Sab 07 Abr 2012, 08:06, editado 1 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Haroldo em Sex 06 Abr 2012, 18:00

Parabéns pela excelente montagem até agora, o restante, tenho certeza da continuação dessa maravilha, então continuarei acompanhando.
Abraço.

Haroldo

Número de Mensagens : 1997
Idade : 64
Localização : Guariba/SP
Pontos : 1939
Data de inscrição : 17/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 5

Mensagem  flowgar em Sab 07 Abr 2012, 08:05

Obrigado pelos elogios e pelo acompanhamento.

Depois de dias secando a pintura, colei os faróis e as lentes de posição na parte interna da carroceria. Para a tela que vai internamente presa à grade a frente do radiador, utilizei a mesma que vem no kit. No manual vem impresso o gabarito para recortá-la na medida certa.








Tive uma certa dificuldade para colar os faróis utilizando cola epoxi que demora 10min. para fixar, foi preciso segurar com os dedos em um espaço pequeno e de difícil acesso, não ficaram perfeitamente encaixados, mas não queria utilizar super bonder por temer manchar os vidros dos faróis.

Os detalhes restantes são os vidros (depois de pintar suas bordas com preto semi-gloss), os espelhos e os cromados diversos (pegadores e grades, etc.).

Tudo pronto, fui encaixar o chassi a carroceria, mas por algum motivo sobrava uma folga de 2mm de rebaixamento. Depois de examinar atentamente localizei uma pequena partícula de poucos milímetros na lateral interna da carroceria que impedia o encaixe perfeito. Depois de retirada tudo encaixou harmonicamente.




Tudo Ok, utilizando os dois parafusos que vem no kit, a carroceria foi aparafusada ao conjunto do chassi e cabine interna.








Última edição por flowgar em Dom 08 Abr 2012, 07:15, editado 3 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Batatinha em Sab 07 Abr 2012, 08:56

Belíssimo trabalho!

_________________

A.Bell

Batatinha

Número de Mensagens : 7278
Idade : 51
Localização : São Paulo
Pontos : 4790
Data de inscrição : 03/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Sab 07 Abr 2012, 13:06

Caracas já affraid Lindo o seu trabalho !

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  oswaldo em Sab 07 Abr 2012, 18:57

Que carrinho mais invocado! Gostei!

Abraços.

_________________
No pé da A.Bellhinha

oswaldo

Número de Mensagens : 1686
Idade : 46
Localização : Batatais
Pontos : 2019
Data de inscrição : 30/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Chevy SSR - Etapa 6

Mensagem  flowgar em Dom 08 Abr 2012, 06:57

As rodas foram a última etapa. Depois de montados os pneus no aro cromado, deve-se notar que os pneus da frente têm dimensão menor (no carro verdadeiro as rodas da frente têm aro de 19 pol. e os de trás 20 pol.). As rodas de trás (maiores) são fixadas através de um único pino que passa dentro do eixo traseiro.
Na frente, as rodas são fixadas individualmente, um cubo de giro livre é preso por um pino, depois é colado o aro com a roda neste cubo.




Como pode ser visto na foto acima, o para-lamas envolve (abraça) o chassi, o que impede a retirada da mesma para mostrar detalhadamente o motor e por esta razão fixei os parafusos em definitivo. Reparem nas ponteiras em metal dos escapamentos, estas já vem no kit da Revell.

Durante a montagem, para colar, utilizei em 80% das vezes a cola epóxi, que fica transparente depois de seca, tem flexibilidade e não danifica o plástico.
Com o modelo pronto, fiz o polimento do conjunto usando pasta de polir automotiva.










No geral gostei do resultado, o kit encaixa muito bem e há um mínimo de rebarba para retirar, mais devido às marcas das árvores.
Cometi muitos erros principalmente em relação à pintura por desconhecimento do uso das acrílicas, tipo de tinta a que estou pouco habituado, sobretudo além da diversão, a montagem foi também um aprendizado.














O Kit é de dificuldade leve e pode ser montado por qualquer iniciante, recomendo sem restrições.



Última edição por flowgar em Qui 12 Abr 2012, 00:12, editado 1 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Dom 08 Abr 2012, 13:17

FLOWGAR ,
QUE CARRO MARAVILHOSO !!!!!!
BELA MONTAGEM BELO ACABAMENTO!!!!!!
ADMIRO QUEM MONTA CARROS POIS NÃO TERIA ESSA PACIENCIA
A, PROPOSITO, ESSE CHEVY, FAZ PAREO COM UM DODGE DE LINHAS RETROS,
QUE EU NÃO ME LEMBRO O NOME,
PARABENS COM LOUVOR !!!!!!!!
ABRAÇOS

CARLÃO

aplauso aplauso aplauso

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3141
Idade : 47
Localização : sao paulo
Pontos : 3520
Data de inscrição : 12/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vai Firme

Mensagem  flowgar em Dom 08 Abr 2012, 20:28

Oi Carlão. A pior coisa é passar vontade e não fazer, escolha um carro e faça do seu jeito, o modelismo é um saudável exercício de desafios e soluções, improvisos, erros e acertos. E para ajudar a incentiva-lo, veja o vídeo com o review deste carro que custava ao tempo de seu lançamento US$42 mil, abs.

Apresentação de Vídeo => (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DhA3lGHkqZk)


Última edição por flowgar em Ter 10 Abr 2012, 08:21, editado 5 vez(es)

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  ogro em Seg 09 Abr 2012, 16:02

Belíssimo trabalho aplauso e concordo com o Carlão, tenho um começado aqui em casa que nunca terminei Mas maravilhoso seu trabalho ! O Loco sô

PS: Posso mover as fotos dele pronto para a seção correta ?

Abs !

ogro

Número de Mensagens : 11957
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10480
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Seg 09 Abr 2012, 17:41

LEMBREI FLOWGAR !!!!!!!
É O PT CRUISER, O NOME DAQUELE CARRO QUE EU TE FALEI
ABRAÇOS

CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3141
Idade : 47
Localização : sao paulo
Pontos : 3520
Data de inscrição : 12/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Pacheco em Seg 09 Abr 2012, 21:24

Trabalho legal de se acompanhar... cheers

Pacheco

Número de Mensagens : 3054
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Pontos : 2833
Data de inscrição : 26/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  MVTB em Qui 12 Abr 2012, 20:02


MVTB

Número de Mensagens : 481
Idade : 53
Localização : São José dos Campos / SP
Pontos : 401
Data de inscrição : 28/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  flowgar em Ter 10 Jun 2014, 15:43

Obrigados a todos pelos elogios, fiz o melhor que pude, mas dava para ser melhor pois o kit é excelente.
Um carro que lembra muito o SSR e que é vendido no mercado nacional é o Montana, vejam que muitos detalhes são parecidos.

" />

flowgar

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : SP
Pontos : 20
Data de inscrição : 21/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Chevrolet SSR

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:11


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum