Modelos K & M - P-40´s na FAB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Modelos K & M - P-40´s na FAB

Mensagem  Marcius em Sex 19 Ago 2011, 09:50



História e Desenvolvimento :

Como comentado no artigo anterior (P-40E, o primeiro Warhawk ), as versões iniciais A, B e C , quando expostas ao cenário real de combate apresentaram deficiências, sendo principalmente sobrepujadas pelos modelos japoneses , criando assim a necessidade de uma novas variantes que receberiam diversas melhorias, tantos em termos de armamento quanto em termos de motorização, este modelos receberiam as designações de Eco, Fox, Golf e Juno, novamente a experiência real no teatro de operações , agora no caso o europeu, levaram novamente os projetistas a buscar novos aperfeiçoamentos no projeto , resultando na versão P-40K.

A série P-40K marcou a introdução do motor mais potente, o  Allison versão V-1710-73 (F4R) avaliado em 1.325 hp para a decolagem e 1.150 hp a 11.800 pés de altura, esse motor possuía controle de impulso automático tornando o mais eficiente operacionalmente.

O primeiro modelo de série deixou a linha de produção da Curtiss em agosto de 1942, detendo inicialmente uma encomenda de 1.300 células, as versões  P-40K-1-CU e P-40K-5-CU eram semelhantes aos últimos lotes de  produção de P-40Es exceto a dotação do motor Allison mais poderoso. O modelo K-5 era dotado de sistema de refrigeração válvula rotativa. Os modelos K-1 e K-5 mantiveram a fuselagem curta P-40E, fator este que acarretou problemas de estabilidade o que seria resolvido nas versões posteriores.

Já a versão Mike foi desenvolvida especialmente para atendimento das demandas do Leand Lease Act, era muito similar ao P-40K-20-CU, diferindo principalmente pelo  motor Allison V-1710-18, que entregava uma potência menor que seu antecessor , rendendo 1200 hp para a descolagem e 1125 hp a 17.300 pés. Este modelo era facilmente distinguido do P-40K, pela introdução de uma grelha de arrefecimento para a frente dos topos de escape. Sua produção final  atingiu a cifra de 470 unidades.

Emprego no Brasil :

Em novembro de 1942 um segundo lote de aeronaves de caça foi recebido pela Força Aérea Brasileira nos termos do Lend Lease, sendo este composto por 10 células do modelo P-40K-10CU, entre  janeiro e março de 1943 foram recebidas mais 17 unidades da variante P-40K-15CU, e também 10 aeronaves do da variante P-40M-5-CU. Vale citar a aquisição de 02 células da versão P-40K-1-CU classificadas como  War-Weary" ( cansadas de guerra ), que foram destinadas a Escola Técnica de Aviação para serem empregadas como aeronaves de instrução em solo.

O advento destes novos lotes possibilitou a montagem de uma satisfatória estrutura de treinamento e caça, tendo estas versões atuado nas mais diversas unidades da força, entre elas o Agrupamento de Aviões de Adaptação, Grupo Monoposto Monomotor, 2º Grupo de Caça, 3º Grupo de Caça, 4º Grupo de Caça, 1º Grupo Misto de Aviação, 2º Grupo Monoposto Monomotor, 1º/14º Grupo de Aviação, Escola Técnica de Aviação, Escola de Especialistas da Aeronáutica e Escola de Oficiais Especialistas. A versatilidade e a robustez deste modelo permitiram ainda seu emprego como aeronave de Ensaios em Voo no CTA.

As aeronaves remanescentes estiveram na ativa até 1954 quando problemas de ordem estrutural, dificuldades no suprimento de peças de reposição e obsolescência determinaram sua desativação dos quadros da força. Curiosamente o P-40K-1-CU FAB 4102 permaneceu em uso na instrução em solo de mecânicos da EAAR até setembro de 1967 quando enfim foi descarregado, sendo o derradeiro P-40 em serviço ativo na Força Aérea Brasileira, vale ainda ressaltar que esta célula recebeu a pintura da boca de tubarão no ano de 1960, sendo o único P-40 da FAB com acabamento em metal natural que teve a famosa sharkmouth.

Para representarmos o P-40K-10CU " FAB 210-02 " (portando matriculas originais americanas) pertencente aos efetivos do 2º Grupo Monoposto Monomotor , empregamos o antigo modelo da AMT na escala 1/48 , sendo o conjunto finalizado com decais confeccionados pela  FCM presentes no set 48/02.



Bibliografia :

- Curtiss P-40 Warfawk  - Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/curtiss_P-40_warhawk
- Historia da Força Aérea Brasileira , Prof Rudnei Dias Cunha - http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/index.html
- Curtiss P-40 Um Caça Puro Sangue na FAB , Aparecido C.Alamino - Revista Asas Edição Nº 40
- P-40 Warhawk Variants - http://www.p40warhawk.com/Variants/Variants.htm
- Aviação Militar Brasileira 1916 / 1984 - Francisco C. Pereira Netto


Última edição por Marcius em Sab 13 Jun 2015, 18:29, editado 2 vez(es)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 593
Idade : 43
Localização : Aldeia da Serra
Pontos : 881
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelos K & M - P-40´s na FAB

Mensagem  ogro em Sex 19 Ago 2011, 10:37

Outro kit maravilhoso O Loco sô E esse Zé carioca é melhor
avatar
ogro

Número de Mensagens : 12012
Idade : 53
Localização : São Paulo
Pontos : 10553
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelos K & M - P-40´s na FAB

Mensagem  Haroldo em Sab 20 Ago 2011, 16:41

Sou suspeito em falar desses modelos, sou um apaixonado pelo P-40.
Parabéns.
avatar
Haroldo

Número de Mensagens : 2009
Idade : 64
Localização : Guariba/SP
Pontos : 1953
Data de inscrição : 17/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelos K & M - P-40´s na FAB

Mensagem  Marcius em Sab 13 Jun 2015, 18:31

Atualizado :)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 593
Idade : 43
Localização : Aldeia da Serra
Pontos : 881
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelos K & M - P-40´s na FAB

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum