DUKW - Caminhão Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DUKW - Caminhão Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais

Mensagem  Marcius em Ter 12 Abr 2011, 18:37



Fruto da necessidade do exército americano em aumentar sua mobilidade anfíbia, o projeto original foi motivado pelo sucesso operacional do Jeep GPA, seu idealizador industrial foi a Yellow Truck and Coach Corporation, que empregou como base o chassi do caminhão GCM modelo COE 2,5 tn 6x6, recebeu a designação de Duwk ( classificação padrão de veículos militares sendo D referente ao ano de 1942, U de utilitario, K de veiculo sobre rodas e  o W referente a seus dois eixos de hélice   ), no âmbito das forças armadas era chamado popularmente  de Duck ( Pato ) . Sua concepção especial em forma de barco lhe permitia ampla mobilidade no ambiente aquático ( inclusive marinho ) e sua tração 6X6 lhe garantia a operação em terra como um caminhão convencional, foi o primeiro veiculo militar a permitir  que o controle de pressão dos pneus fosse controlado remotamente pelo motorista, este recurso era necessário para adaptação dos pneus em ambientes de areia ( praias ) e estradas de terra e pavimentadas.

Seu bastimo de fogo ocorreu no Pacifico em Guadalcanal, sendo empregados também pelas forças de invasão na operação Husky na Itália, onde atuaram suprindo as forças em praia com provisões, munição e transporte de feridos, sua produção total ao final do conflito atingiu a casa de 21.247 unidades, sendo que no período pós guerra foram exportados para mais de 10 países e alguma unidades ainda continuam na ativa em pleno século XXI.

A Marinha Brasileira recebeu em 1970, 34 unidade usadas que foram adquiridas da França, este veículos foram recuperados plenamente pela empresa brasileira Novatração Artefatos de Borracha, sendo incorporadas ao Batalhão de Blindados do Corpo de Fuzileiros Navais , dispondo da capacidade de transportar até 59 soldados totalmente equipados ou seu equivalente em carga, estes foram os primeiros veículos anfíbios do CFN e foram assim de extrema importância para o desenvolvimento da doutrina de operações de transporte e desembarque de tropas, mantendo-se na ativa até fins da década de 1980, quando foram substituidos  por modelos mais novos.

A versatilidade do modelo levou a empresa nacional Biselli Viaturas e Equipamentos Ltda a desenvolver um substituto nacional para o Duwk, os estudos iniciaram-se em 1978 sendo o projeto  denominado como  CAMANF ( Caminhão Anfíbio ), possuía capacidade de até 5 toneladas de carga útil, foi projetado com base no chassi do Ford F-7000 sendo equipado com uma caixa  de cambio Clark, motor a diesel Detroit, e pneus a prova de bala. Possuía ainda carroceria de aço laminado dispondo de estrutura de proa reforçada.

Foram completados 5 veículos dos originais 25 encomendados, pois no período deste projeto  Marinha já começa a incorporar novos veículos blindados para transporte anfíbio como os M-113 e Urutu de concepção mais moderna tornando assim o Duwk nacional totalmente obsoleto.

Para representarmos o Duwk "  CFN 2343319 " ( versão GMC ) utilizamos o modelo da Italeri na escala 1/35, kit este de ótima qualidade de detalhamento, compomos a carga com itens produzidos em resina pela Eletric Products. Empregamos  decais do   fabricante Decals e Books do set " Forças Armadas do Brasil".



Bibliografia :

- DUWK - Wikipedia - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- DUWK Caminhão Anfibio do CFN - Expedito Carlos S. Bastos - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Marcius em Sab 20 Set 2014, 09:23, editado 2 vez(es)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 589
Idade : 44
Localização : Aldeia da Serra
Reputação : 0
Pontos : 432869
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DUKW - Caminhão Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais

Mensagem  ogro em Ter 10 Maio 2011, 20:42

Show, esta ai algo que eu gostaria de ter sido, Fuzileiro Naval ! Tesão de modelinho. O Loco sô
avatar
ogro

Número de Mensagens : 11714
Idade : 54
Localização : São Paulo
Reputação : 3
Pontos : 537252
Data de inscrição : 02/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DUKW - Caminhão Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais

Mensagem  Marcius em Sab 20 Set 2014, 09:24

Atualizado :)
avatar
Marcius

Número de Mensagens : 589
Idade : 44
Localização : Aldeia da Serra
Reputação : 0
Pontos : 432869
Data de inscrição : 30/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: DUKW - Caminhão Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum