MUNIZ M7 1:24 - Scratch

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MUNIZ M7 1:24 - Scratch

Mensagem  WNeto em Sex 16 Abr 2010, 06:46

Olá,
Há tempos penso em criar um passo-a-passo de algum trabalho, agora chegou a hora.
Não tenho qualquer prática para explicar minhas produções, por isso tentarei ser o mais direto possível.

O avião escolhido é o biplano Muniz M7, o primeiro avião produzido em série aqui no Brasil.

Passo1: Pesquisa
Não há muitas informações ou referências para este avião, então acionei o "Google" e obtive algumas imagens e dados técnicos. Nada de desenhos 3 vistas.

Passo2: Produzir as 3 vistas
Como já tenho um pouco de prática em modelagem 3D e vetorização de imagens, iniciei o trabalho de desenho em 3 vistas, iniciando pela imagem da aeronave em perfil e sabendo as medidas básicas, posso fazer a vetorização. As sombras na foto auxiliam para ter uma base das dimensões de alguns elementos, como as asas.

Após algumas horas, tenho o desenho em 3 vistas para referência, já na escala desejada, neste caso 1:24.

Com a ajuda do Marcos Borges e do Alva, pude corrigir o desenho e acrescentar detalhes. Valeu!!!

Agora é parar um pouco senão a visão não aguenta!!!

O próximo passo será a organização do material e ferramentas.

Nota1:Vou tentar usar ao máximo técnicas básicas de produção, de fácil acesso ao hobby. Apesar de dispor de corte a laser, impressão via plotter e outros recursos (terceirizados), a montagem será feita da forma mais artesanal possível.
Espero que gostem deste PAP, estou aceitando críticas, sugestões e comentários.

WNeto

Número de Mensagens : 33

Re: MUNIZ M7 1:24 - Scratch

Mensagem  WNeto em Sex 16 Abr 2010, 06:49

Passo2-Continuação:
Com a ajuda dos amigos, em especial do Marcos Borges e do Alva, recebi um bom material para fazer algumas alterações no desenho e agora tenho as 3 vistas um pouco mais corretas.
Com o trabalho digital feito, é hora de imprimir a referência para a montagem. Já vou imprimir direto na escala desejada, para isso, vou utilizar uma impressora jato de tinta comum, no caso estou imprimindo em uma multifuncional KODAK EPS3, mas pode ser em qualquer outra impressora, até laser .
Dividi o desenho em 8 partes de 20cm x 25cm, utilizei configuração padrão na impressora para folha A4 de 75gr e modo normal.
Com as 8 páginas impressas, numerei as folhas em ordem no verso, cortei as sobras com estilete comum (de R$1,99) auxiliado por uma régua de metal. Cortadas as folhas, colei o verso com fita durex, tendo o cuidade de deixar tudo alinhado.
Esta parte exige paciência e calma, apesar de simples, a repetição de tarefas a torna cansativa.

Abaixo o resultado:

Este desenho será meu gabarito para a montagem do modelo.

Nota2: este processo poderia ser feito com impressão em plotter, pois a imagem possui 65cm x 48cm. Nesta opção não há cortes na folha, deixando o desenho mais limpo e preciso, pulando as etapas de corte das páginas e colagem com durex.

**Em função do pouco tempo, decidi fazer o corte das peças em laser, trabalho de pouco mais de 8min. O corte pode ser feito manualmente, com um estilete afiado, mas leva um pouco mais de tempo.**

Passo3-Materiais e Ferramentas:
Material simples e fácil de encontrar: balsa, PVC, ferramentas e colas.

Tempo curto. Decidi pelo corte laser, mas é possível fazer com um bom estilete, régua em metal e lixas variadas.

WNeto

Mensagem  WNeto em Sex 16 Abr 2010, 06:54

Passo4-Montagem:
Com as peças organizadas, inicio a montagem. O desenho em 3 vistas será meu guia.

Cortei algumas peças em PVC para compor o cockpit.

O esqueleto da fuselagem está pronto, feito com PVC e colado com cianoacrilato.

Seleciono algumas chapas de balsa e colo nas chapas PVC que formarão as asas. Serão lixadas no formato e perfil de casa asa.

O mesmo processo para preencher a fuselagem e obter o perfil desejado. O lixamento é simples feito com lixas adaptadas.

Com a fuselagem modelada no formato desejado, aplico massa acrílica para corrigir as imperfeições. Aplico com uma espátula, maneirando na espessura das camadas. Aguardo secar bem e inicio o lixamento com lixa P220-07C-84C. Este passo será muito importante para o acabamento.

O mesmo para asas e empenagem.

Após nivelada a superfície, aplico um primer, que neste caso é uma camada fina da tinta EasyColors na cor cinza claro aplicada com aerógrafo. Aqui corrijo as últimas imprefeições, aplicando massa acrílica nas imperfeições e lixando excessos.

Notas importantes:
-O corte laser das peças é opcional, pode ser feito com um bom estilete e régua de metal;
-A balsa de boa qualidade garante um acabamento melhor;
-A massa acrílica utilizada é da marca "Killing BellaCasa", indicada para alvenaria mas aplicável em madeiras garantindo boa cobertura e ótimo acabamento, deixando a superfície, após um bom lixamento com lixas diversas, com aspecto plástico. Recomendo o uso deprimer antes da pintura.
-O processo de lixamento e nivelamento é uma parte muito importante pois garantirá a qualidade e bom acabamento futuros. Utilizei lixas de grânulos mais grossos até mais finos para polimento. Neste ponto, utilizo referência visual para conferir curvaturas, marcas, etc..., mas podem ser utilizados gabaritos.
-Antecipei o projeto e inclui na montagem da fuselagem um mecanismo simples para o giro da hélie;
-O interior será simples pois não existem referências claras deste modelo, vou tomar como base projetos semelhantes;
-Este trabalho utilizou até o momento apenas materiais nacionais, encontrados facilamente em lojas de modelismo, lojas especializadas e ferragens em geral. Ferramentas do meu acervo.

WNeto

Mensagem  WNeto em Sex 16 Abr 2010, 06:56

Passo4-Montagem:
Continuando o processo de montagem, as asas passaram por um trabalho de "entelagem", feito com as técnicas apresentadas pelo Marcos Borges: fio de linha recoberto com massa. Após secos, lixados para obter o formato de um perfil de asa entelado. Deixei um pouco "riscado" para dar efeito do material.

O mesmo para a empenagem.
Decidi retratar o modelo com as superfícies de comando em "movimento".

A fuselagem também foi trabalhada neste período e agora só falta acertar o nariz do avião.

A parte mais trabalhosa em qualquer modelo são os detalhes. Aqui apresento detalhes pequenos que podem fazer muita diferença no final. Com pedaços de Estireno de 2mm, 1mm, 0,5mm e 0,25mm de espessura, produzi os assentos dos pilotos, pintados com EasyColors. A bequilha e pernas do trem de pouso principal também são em PVC.

Para completar o cockpit, foram adicionados os pedais e painel de instrumentos, estes feitos em PVC 0.5mm com detalhes impressos e cobertos com acetato para retratar os visores dos instrumentos. Para evitar as marcas esbranquiçadas do cianoacrilato, optei por colar a impressão com dupla face e cola para isopor.

E uma visão geral do trabalho:

WNeto

Mensagem  WNeto em Sex 16 Abr 2010, 06:59

O MUNIZ seguiu sua montagem, vou prosseguir o passo-a-passo assim que possível, mas vejam uma prévia do trabalho finalizado:

Lembrando: 90% da arte é pintura e 10% decais produzidos por mim.

Olha quem estava em produção simultânea com o MUNIZ: Spruce Goose 1:144

Como tive problemas no HD do PC, boa parte das informações foram perdidas, vou organizar o restante do pass-a-passo e posto aqui em breve.

Mais algumas fotos:

Abraço.

WNeto

Mensagem  ogro em Sex 16 Abr 2010, 11:47

affraid affraid affraid Caracas affraid affraid affraid Fico impressionado com esse tipo habilidade, ja falei pro M Borges varias vezes a mesma coisa aplauso

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Batatinha em Sex 16 Abr 2010, 14:53

Mais um da cIasse "gente que faz"no site!
É incríveI a habiIidade de se fazer do zero,que você tem.Demais.
O seu modeIo tem cara de kit,simpIesmente perfeito,acabamento de quem sabe mesmo. aplauso aplauso

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Marcos Borges em Sex 16 Abr 2010, 20:39

Blza WNeto.
Bom te ver por aqui no Café também.
Acompanhei a montagem do Muniz e agora vendo essas novas fotos só posso dizer o que já tinha falado.
Ficou uma obra de arte!!!
Parabéns pelo seu trabalho inspirador e por compartilhar as técnicas. Aprendi muita coisa com ele.
Abcs.
Marcos.

Marcos Borges

Número de Mensagens : 1961

Mensagem  Convidad em Sab 17 Abr 2010, 13:58

Parece facil
eu tentei fazer um Queen Air na 1/48, nao consegui, mesmo com a ajuda do Mr Borges , saiu tudo errado........ Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad hilarious hilarious hilarious hilarious

Convidad
Convidado

Mensagem  Léo em Dom 18 Abr 2010, 14:04

affraid affraid affraid :9:56: aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso

Léo

Número de Mensagens : 617

Mensagem  WNeto em Qua 28 Dez 2011, 10:20

Quando vejo as fotos bate uma saudade!!!!!
Isso é o lado ruim...tenho tempo pra fazer pros outros...mas nunca termini um pra mim!! Quem sabe faço um pra coleção em 2012!

Alguém foi recentemente no Museu TAM em São Carlos?? Viu o Muniz M7 por lá???

WNeto

Mensagem  Pacheco em Qua 28 Dez 2011, 13:02

Trabalho primoroso....parabens por ele.
Grande abraco.

Pacheco

Número de Mensagens : 3054

Mensagem  Marcos Borges em Qua 28 Dez 2011, 13:12

Blza WNeto.
Bom ver vce de volta por aqui.
Esse Muniz realmente ficou uma obra de arte. Essas férias tenho a possibilidade de ir ao museu da TAM. Com certeza vou procurar ele por lá.
Abcs.
Marcos.

Marcos Borges

Número de Mensagens : 1961

Mensagem  MVTB em Qua 28 Dez 2011, 16:45

aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso

MVTB

Número de Mensagens : 481

Mensagem  Christian Saavedra em Qua 28 Dez 2011, 20:22

Queixo caído Queixo caído Queixo caído Queixo caído

Caracas !!! sem comentários !!!

Parabens !!

Christian Saavedra

Número de Mensagens : 2179

Mensagem  CARLOS EDUARDO RODRIGUES em Qua 28 Dez 2011, 20:32

NETO,

DEPOIS DE TUDO O QUE EU VI,

SÓ POSSO DIZER UMA COISA,

TRABALHO IMPECAVEL!!!!!!!!

EU FAÇO MUITA COISA, AS VEZES DÁ CERTO, AS VEZES NÃO COMO NA MAIORIA DAS

VEZES,

MAS O QUE VOCE FAZ, É IMPRESSIONANTE,TE DÁ UMA CAPACIDADE, DE FAZER , O MODELO QUE VOCE QUER !

MANDANDO ÀS FAVAS, OS FABRICANTES DE KITS, POIS NÃO DEPENDE ASSIM, DELES,

PARABENS NETO, VOCE, ASSIM COMO O MARCÃO BORGES, SÃO MODELISTAS ,NO SENTIDO

TOTAL DA PALAVRA!!!!!

ABRAÇOS

CARLÃO

CARLOS EDUARDO RODRIGUES

Número de Mensagens : 3135

Mensagem ao W neto

Mensagem  Pedro Guedes Muniz em Sab 18 Out 2014, 21:35

[quote="CARLOS EDUARDO RODRIGUES"]NETO,

DEPOIS DE TUDO O QUE EU VI,

SÓ POSSO DIZER UMA COISA,

TRABALHO IMPECAVEL!!!!!!!!

EU FAÇO MUITA COISA, AS VEZES DÁ CERTO, AS VEZES NÃO COMO NA MAIORIA DAS

VEZES,

MAS O QUE VOCE FAZ, É IMPRESSIONANTE,TE DÁ UMA CAPACIDADE, DE FAZER , O MODELO QUE VOCE QUER !

MANDANDO ÀS FAVAS, OS FABRICANTES DE KITS, POIS NÃO DEPENDE ASSIM, DELES,

PARABENS NETO, VOCE, ASSIM COMO O MARCÃO BORGES, SÃO MODELISTAS ,NO SENTIDO

TOTAL DA PALAVRA!!!!!

ABRAÇOS

CARLÃO[/

W Neto

Meu nome é Pedro Guedes Muniz, sou neto do Marechal Antônio Guedes Muniz, venho estes últimos anos colecionando materiais sobre os projetos de meu avó, hoje tive a oportunidade de achar este fórum.
Estive em São Carlos no museu da TAM, soube que lá tinha uma maquete do M7, achei simplesmente fantástica, parabéns pela perfeição do trabalho, vi agora o passo a passo, gostaria de conversar pessoalmente sobre o seu trabalho, como posso fazer ?
Segue o meu contato: pedrogmuniz@gmal.com

Desde já agradeço e mais uma parabenizo.

Abs

Pedro Muniz
aplauso aplauso

Pedro Guedes Muniz

Número de Mensagens : 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:32

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: