N.A. T-6 "Texan" - HTC/Ocidental 1:48 - Conclusão

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

N.A. T-6 "Texan" - HTC/Ocidental 1:48 - Conclusão

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:02

Boa noite galera !!!

Depois de quase 5 anos parado, guardado numa pequena caixa, resolvi mexer nesse T-6, graças a uma proposta de um GB em outro fórum, em terminar aviões inacabados.

É muito fácil abrir a boca e falar que não terminamos um modelo porque o mesmo não foi prazeroso quando do início de sua montagem, ou fazer qualquer outro tipo de crítica a respeito, mas somente quem acaba se afastando de algo que gosta é que sabe os reais motivos.
Só para esclarecer, sou um verdadeiro apaixonado pelo T-6, e nada é mais prazeroso que poder montar uma réplica desse avião Very Happy

Desculpem o breve desabafo Crying or Very sad

Bom, vamos ao que interessa cheers

Junior JUMBO

Número de Mensagens : 531

Re: N.A. T-6 "Texan" - HTC/Ocidental 1:48 - Conclusão

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:03

NORTH AMERICAN T-6 “TEXAN”[/i]

FICHA TÉCNICA

Motor: Pratt & Whitney R-340-AN-1, de 600 HP
Hélice: Hamilton-Standard bipá, de 99" e velocidade constante
Envergadura: 12,8 m
Comprimento: 8,85 m
Altura: 3,56 m
Área da asa: 23,5 m2
Peso vazio: 1.888 Kfg
Combustível: 110 gal (416 litros)
Peso máximo de decolagem: 2.406 kgf (5.300 lb)
Carga alar: 102,4 kg/m2
Carga de potência: 4,01 kg/HP
Velocidade máxima horizontal: 333 km/h (207 mph)
Vel. cruzeiro a 75% de potência: 275 km/h (171 mph)
Vel. cruzeiro a 55% de potência: 240 km/p (149 mph)
Consumo a 55%: 24 gal/h
Alcance máximo, com reserva: 1000 km (540 nm)
Vel. de estol, confg. de pouso: 103 km/h (64 mph)
Razão de subida, nível do mar: 1.350 pés/min)
Teto de serviço: 21.500' (6.558 m)
Dist. decolagem (corrida/15 m): 275 m/458 m - nível do mar
Dist. aterragem (15 m/corrida): 488 m/214 m - nível do mar

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:05

HISTÓRICO

O North American T-6 é um avião monomotor, biplace, trem de aterrissagem convencional retrátil, destinado ao treinamento avançado de pilotos. Voou pela primeira vez (NA-16) em 1935, sendo produzidos mais de 15.000 aparelhos de vários modelos, a partir de 1939. Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã.
A denominação T-6 Texan pela qual o avião ficou famoso, só foi adotada pela Força Aérea dos EUA em 1948. Até aí, as suas várias versões tiveram várias designações, fosse de fábrica ou de um dos diversos operadores.
Em 1936 a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos. O protótipo desta aeronave recebeu a desiganção de fábrica NA-16.
Rapidamente, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas, das três forças armadas americanas. O Exército alterou a designação para AT-6. Iniciou-se a produção em grandes quantidades em 1941, produzindo-se cerca de 1200 aviões.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2000 aviões AT-6 ao serviço.
Em 1947, foi o avião escolhido para a instrução básica de pilotagem. Em 1948 começaram a aparecer aviões ostentando uma nova designação, T-6G Texan, que apresentava algumas inovações como um novo painel de instrumentos, etc.
Foi um dos aviões mais utilizado pelas diversas forças armadas mundiais.

Raio-X da aeronave.

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:06

T-6 NO BRASIL

A Força Aérea Brasileira recebeu um total de 465 aeronaves e as utilizou em missões de treinamento avançado, tiro, bombardeio, patrulha e demonstração aérea, de 1942 a 1976. Um desses exemplares foi fabricado na Argentina, I.Ae. DL-22, e doado pela Força Aérea da Argentina para a F.A.B. em 1946. Designado como AT-DL-22 e matriculado FAB1436, foi operado até 1947.
Do total de 465 exemplares, 81 foram fabricados em Lagoa Santa/MG, entre 1945 e 1952, sob licença, somando-se ao total mundial de 15.495 aviões.
O T-6 serviu à F.A.B. por 34 anos. Teve excepcional destaque na Esquadrilha da Fumaça, efetuando 1.270 apresentações ao longo de 23 anos, e estando em todos os Estados brasileiros, além de vários países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Guiana, Venezuela, Panamá e Guatemala.
Uma prova da robustez e eficiência do T-6 é o fato de até hoje ele ser empregado em demonstrações acrobáticas, executando manobras de precisão e alta performance em vários cantos do planeta. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe o "North American Team", esquadrilha de T-6 que realiza acrobacias com as aeronaves em formação. Aqui no Brasil, o "Circo Aéreo / Esquadrilha OI" (ex-Onix) utiliza 2 North American T-6 em demonstrações acrobáticas, e possui mais três aeronaves em restauração.
No Rio de Janeiro, os moradores das proximidades do Campo dos Afonsos eram constantemente brindados com exibições do saudoso Cel. Braga em seu T-6 (PT-TRB), pintado nas cores originais da antiga Fumaça. O MUSAL (Museu Aeroespacial) possui uma aeronave em condições de vôo nas cores da antiga AFA, e outras duas em exposição.

N.A. T-6 D PT-TRB, aeronave particular do saudoso Cel. Braga

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:08

SIMIONI

José Ângelo Simioni é um aviador brasileiro, nasceu em Lençóis Paulista, 1942.
Era apaixonado por aviação. Iniciou na terra de seu avô o seu grande sonho, a construção do aeródromo em conjunto com a prefeitura municipal de Lençóis Paulista, que realizou a terraplanagem do terreno, e ali inicia-se um dos berços da aviação acrobática e desportiva do Brasil.
Após algum tempo do aeroporto já instalado e em pleno funcionamento, o "gordo" Simioni, como era chamado pelos amigos, construiu uma das maiores oficinas de aeronaves da época, e foi revendedor da Cessna no Brasil.
Inúmeros pára-quedistas que vinham de todos os cantos do Brasil e alguns até do exterior, concentravam-se todos os finais de semana para saltar nos Beech Bi do Simioni, no aeroporto de Lençóis Paulista. Foi nessa época que nasceu o Circo Aéreo, atual Esquadrilha OI, iniciado em Lençóis Paulista no final da década de 1970. Simioni contava com a presença acrobática de Alberto Bertelli, o maior piloto brasileiro de acrobacias aéreas de todos os tempos, Coronel Antonio Arthur Braga, que acumulou o maior número de horas voadas em aeronaves North American T-6 em todo o mundo, Carlos Edo, líder da Esquadrilha OI, Fernando Almeida, entre outros.
José Ângelo Simioni arrematou da Força Aérea Brasileira, todas as peças e carcaças referentes aos aviões utilizados por ela, como o N.A. T-6, Beech Bi, Douglas DC-3, Consolidated PBY Catalina, e até de alguns caças. Simioni foi considerado o maior piloto civil, incentivador e disseminador de T-6 no Brasil.
Simioni faleceu no dia 9 de setembro de 1983, durante uma apresentação com seu North American T-6, PT-KSZ, o inesquecível T-6 de ronco forte, capô xadrez, todo prateado com faixas em branco e preto, na cidade de Limeira-SP, próximo de Rio Claro-SP, interior de São Paulo, durante um show aéreo. Acostumado a fazer acrobacias com o T-6, infelizmente o avião entrou em um parafuso, a recuperação foi muito baixa e o avião atingiu o solo. Com certeza, essa foi uma das maiores perdas para a aviação acrobática do nosso pais.

"Uma perda lastimável, nosso pai, nossa mãe na aviação acrobática, no páraquedismo, na aviação pequena em geral. Não tenho palavras para definir o estado em que nos encontramos, de choque, pela perda do amigo, devido a esse acidente que para nós foi uma surpresa, uma vez que o Simioni voava muito bem. Era um piloto nato e esse tipo de acrobacia que ele fazia com seu T-6, sinceramente, nunca me deu susto em nada. Ele voava com uma perfeição e com uma técnica incomparáveis. Simioni era um autodidata, nunca ninguém o ensinou. Ele aprendeu tudo como um perfeito acrobata e um piloto perfeito em tudo." (relato do Coronel Braga no Jornal Tribuna Lençoense, de 1983).

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:09

N.A. AT-6D PT-KSZ

O PT-KSZ entrou para a F.A.B. em 1948 recebendo a matrícula FAB1497. Seu número de construção era 78-7233, tendo sido utilizado para instrução avançada. Foi aposentado em 1976. Adquirido pelo saudoso José Ângelo Simioni em 1977, recebeu a matrícula civil PT-KSZ. Considerado como o T-6 civil mais bonito do Brasil, foi acidentado com perda total em 9 de setembro de 1983, na cidade de Limeira-SP, vitimando Simioni e a piloto de acrobacias Márcia Mammana, que também estava na aeronave.

Abaixo seguem dois profiles do PT-KSZ, sendo o primeiro com a pintura utilizada por ele na F.A.B. e a segunda, a pintura civil, e também seguem algumas fotos.

Última edição por Junior JUMBO em Qui 04 Jun 2009, 21:38, editado 1 vez(es)

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:11

INFORMAÇÕES SOBRE O KIT

Quando resolvi montar a réplica do PT-KSZ, optei por fazê-lo a partir do kit da HTC Modelismo, código 48001. Na verdade, trata-se um kit fabricado pela Ocidental Replicas de Portugal, e embalado no Brasil pela HTC.

O kit é na escala 1:48, injetado em plástico mole, com baixo relevo fino. A parte interna até possui bons detalhes, mas se for acrescido um set de detalhamentos, o modelo quase ganha vida. Transparências de boa qualidade, e decais excelentes, confeccionados pela FCM Decais.

A montagem desse kit foi iniciada há mais ou menos 4 ou 5 anos atrás, e só não foi terminada devido a diversos problemas pessoais, sendo um deles, a chamada “depressão modelística”. Desde aquela época, eu acabei me afastando do modelismo. Somente neste ano é que resolvi voltar com as montagens.

As fotos abaixo são da caixa, peças e manuais de montagem.

Na época em que comecei a montagem deste T-6, notei que algumas peças dele não correspondiam ao modelo original. Como eu tinha um T-6 da Revell na escala 1:48, e o qual possuía algumas peças melhores, acabei fazendo uma adaptação entre os dois modelos. Algumas peças do cockpit são do kit da Revell, assim como a carenagem onde se localiza o filtro de ar. No mais, continua sendo o kit da HTC.

Abaixo seguem fotos do kit praticamente montado. As três primeiras fotos foram feitas em 2007, e as outras são todas deste ano Very Happy

As faixas brancas e pretas nas asas e na fuselagem são pintadas com tintas foscas Model Master. A tinta prata ônix que será usada no kit é fabricada pela PPG Tintas.

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:12

Gostaria de fazer um agradecimentos especial aos amigos Fernando Estanislau, Armando Vieira, João Thiago Domingues e Marco Camargo, os quais me ajudaram nas pesquisas sobre informações e imagens do PT-KSZ. Sem eles, esse projeto não seria possível Very Happy

VALEU GALERA cheers

Bom, por enquanto é isso. Conforme for mexendo no modelo, irei postando as fotos Very Happy

Abração do velho JUMBO !!!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 17:14

:9:56:

Junior JUMBO

Mensagem  Convidad em Ter 02 Jun 2009, 17:24

:9:56: :9:56: :9:56: :9:56: :9:56: :9:56: :9:56: :9:56: :9:56: aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Ter 02 Jun 2009, 17:58

Jumbo...

Muito bom... Manda bala!!!

Abraços,

Sérgio

Convidad
Convidado

Mensagem  Batatinha em Ter 02 Jun 2009, 20:24

Jumbo,concordo com você!Por vêzes perdemos o encanto em montar o kit por aIguma razão particuIar,ou peIo simpIes fato de perder a vontade.Eu mesmo tenho aIguns nessa situação...paradaços! Wink
Suas montagens são riquíssimas em informação,show de boIa,puras referências.Gostaria de ter essa paciência.
Esse kit tá ficando fantástico,único em sua confeccão,nota 1000!
AIiás,nas primeiras fotos,parece a aeronave em manutenção.Tá fantástico. aplauso

Batatinha

Número de Mensagens : 7262

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 02 Jun 2009, 22:13

Grandes Night, Sergio e Batatinha !!!

Obrigado pelas palavras e por acompanharem Wink
Pretendo fazer uma bela homenagem a um dos melhores pilotos acrobáticos que o Brasil já teve Wink

Batatinha, esse desabafo foi por uma coisa que um modelista escreveu em outro fórum, sendo que a pessoa nem me conhece, ou melhor, até me conhece sim, mas como monta plasti há mais tempo que eu, prefere me ignorar e fingir que não me conhece, por eu morar no interior de SP, enquanto ele mora na capital.

Eu me afastei do modelismo porque um cara que se dizia meu amigo estava me usando e usando o meu grupo em sua guerra pessoal contra algumas pessoas, e também por ver muito nego deixando a amizade de lado por causa de medalhinha de latão. Hoje, eu penso em levar meus modelos novamente nas exposições, mas apenas para expor o trabalho e ajudar a divulgar a história aviação geral brasileira Very Happy

Abração e ótimos voos a vocês !!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Convidad em Qua 03 Jun 2009, 00:04

é Jumbao............ aqui no cafe, vai ter cafe no bule....... rapaz por isso que nao frequento mais o outro forum.... aqui o plasti é levado a sério. aqui o pessoal se gostou diz que gostou ou nao....... no outro forum tem muito sujeitinho metido a besta,aqueles tipos que come xuxu e arrota peru............Eu so desencano do plasti quando faço cagada................. deu merda deu merda deu merda deu merda mas depois volta ao normal

Convidad
Convidado

Mensagem  ogro em Qua 03 Jun 2009, 10:45

Junior, perfeita a sua pesquisa e montagem aplauso '' conheci '' a Marcia, Simmione, Berteli e etc, brevetei no ACSP em Jan de 1981 A Globo tem a queda filmada, passou na tv quando aconteceu, me lembro bem ! Eles fizeram um looping muito baixo e na hora de recuperar o avião, entram voando de barriga chão adentro affraid Estou acompanhando a sua montagem e quanto a sujeitos e medalhinhas, dedo médio para eles rindo

Chame o Ogro puto

rindo

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Batatinha em Qua 03 Jun 2009, 11:22

Ogro escreveu: ...montagem e quanto a sujeitos e medalhinhas, dedo médio para eles rindo

Chame o Ogro puto

rindo

rindo rindo

Batatinha

Mensagem  Junior JUMBO em Qua 03 Jun 2009, 13:23

Ogro escreveu:Junior, perfeita a sua pesquisa e montagem aplauso '' conheci '' a Marcia, Simmione, Berteli e etc, brevetei no ACSP em Jan de 1981 A Globo tem a queda filmada, passou na tv quando aconteceu, me lembro bem ! Eles fizeram um looping muito baixo e na hora de recuperar o avião, entram voando de barriga chão adentro affraid Estou acompanhando a sua montagem e quanto a sujeitos e medalhinhas, dedo médio para eles rindo

Chame o Ogro puto

rindo
Grande Ogro !!!

Obrigado pelas palavras e por acompanhar meu amigo Wink

Eu tenho (ou tinha) essa reportagem. Ela foi reprisada durante um especial sobre a Esqudrilha da Fumaça. Um amigo meu de Lençóis Paulista enviou 3 fotos que foram feitas alguns minutos depois da queda. É triste ver como ficou o PT-KSZ Crying or Very sad

Preciso ver onde estão essas fotos para postar aqui no tópico, para poder completar todo o histórico desse T-6.

Quanto a sua sugestão a esses ditos modelistas hilarious

Abração do velho JUMBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Qui 04 Jun 2009, 10:56

Bom dia galera !!!

Como estarei me mudando para Rio Claro no próximo domingo, serei obrigado a dar uma paradinha nos kits. Assim que for possível trabalhar nos modelos, eu posto novamente Wink

Abração do velho JUMBO !!!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Batatinha em Qui 04 Jun 2009, 11:28

MaraviIha Jumbo!Boa mudança e nao se esqueça da gente! :)

Batatinha

Mensagem  Junior JUMBO em Sex 05 Jun 2009, 12:29

Batatinha escreveu:MaraviIha Jumbo!Boa mudança e nao se esqueça da gente! :)
Grande Batatinha !!!

É realmente uma ótima mudança, pois irei morar perto da minha noiva, e ainda irei trabalhar como mecânico de aviões na área que eu gosto, Antigos & Clássicos Wink

Claro que não vou esquecer. Lá em Rio Claro, eu poderei mexer apenas uma vez por semana nos modelos, pois irei morar no alojamento do aeroclube e os modelos ficarão na casa da minha noiva. Mas sempre que puder, passearei aqui no CM Wink

Não esqueça que em dezembro tem o Open do GPPAM em Rio Claro Wink

Abração do velho JUMBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Junior JUMBO em Sex 05 Jun 2009, 12:31

Só pra atiçar a galera Wink

Junior JUMBO

Mensagem  Batatinha em Sex 05 Jun 2009, 13:20

Fantástico!

Batatinha

Mensagem  ogro em Sex 05 Jun 2009, 14:53

ogro

Número de Mensagens : 11940

Mensagem  Convidad em Sab 06 Jun 2009, 12:29

:9:56: :9:56: :9:56: :9:56: aplauso aplauso aplauso aplauso aplauso

Convidad
Convidado

Mensagem  Junior JUMBO em Ter 09 Jun 2009, 19:31

Boa noite Galera !!!

Estou postando uma foto um tanto triste. Trata-se de uma foto feita lógo após a queda do PT-KSZ, na cidade de Limeira Crying or Very sad

Infelizmente, esse registro faz parte de todo o histórico já apresentado.

Como estou acertando as coisas aqui em Rio Claro essa semana, só poderei mexer no T-6 dentro de duas ou três semanas. Assim que tiver novidade eu posto novamente Wink

Abração do velho JUMBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Junior JUMBO

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:29

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: